quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A estrada dos bárbaros

O general Medici presidiu ontem no municipio de Altamira, no Estado do Pará, a solenidade de implantação, em plena selva, do marco inicial da construção da grande rodovia Transamazonica, que cortará toda a Amazonia, nos sentido Leste-Oeste, numa extensão de mais de 3.000 quilometros e interligará esta região com o Nordeste. O presidente emocionado assistiu à derrubada de uma arvore de 50 metros de altura, no traçado da futura rodovia, e descerrou a placa comemorativa do inicio da construção. ”
FOLHA DE SÃO PAULO, 10 DE OUTUBRO DE 1970.

“Nas agrovilas e agropólis instaladas pelo INCRA à margem da Transamazônica e das outras grandes estradas que estão sendo implantadas na região já vivem mais de cinqüenta mil pioneiros da ocupação da imensa planície deserta”, disse a revista MANCHETE em Edição especial de 1973, repetindo o discurso ideológico do Regime Militar de “uma terra sem povo para um povo sem terra”.



Transamazônica hoje, vetor de enorme desmatamento. A política do regime militar de “integrar para não entregar” materializou-se com o Plano Nacional de Viação que nos anos setenta promoveu um conjunto de rodovias na chamada Amazônia Legal. A rodovia Transamazônica (BR-230) cortou uma extensa área, saindo do Nordeste e atravessando o estado do Pará paralelamente ao sul do rio Amazonas e teve como uma de suas finalidades ser uma via de atração de migrantes e evitar a Reforma Agrária feita pelos trabalhadores.


“O presidente eleito, Fernando Henrique Cardoso, reafirmou ontem seu compromisso de concluir a rodovia Transamazônica e prometeu finalizar mais três obras no Estado do Pará. Para tanto, terá de gastar R$ 2 bilhões.”
FOLHA DE SÃO PAULO, 24 DE NOVEMBRO DE 1994



No documentário “Amazônia Revelada” (CNPq/DENIT, 2005) o jornalista Lúcio Flávio Pinto descreveu a construção da Transamazônica no contexto geopolítico da época, em que a mesma era alardeada como a segunda obra feita pelo ser humano a ser vista do espaço (na época, se intensificava a corrida espacial). A primeira seria a Muralha da China. Diz o jornalista: “A diferença é que a Muralha da China foi feita com a ilusão de deter os bárbaros e a Transamazônica foi a estrada dos bárbaros. A penetração da barbárie na Amazônia”.

3 comentários:

  1. Como foi que você conseguiu reunir tanta coisa?

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  2. Realmente impressiona: O presidente emocionado assistiu à derrubada de uma arvore de 50 metros de altura...

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  3. Bela reunião de documentos, parabéns. É bem ilustrativa dos tempos da Operação Amazônia. Em Santarém existe algum lugar onde isso pode ser encontrado ou esses anúncios antigos são de seu acervo pessoal.
    Mais uma vez, parabéns.

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