O engenheiro da Eletrobrás Paulo Fernando Rezende, coordenador dos estudos de inventário da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, foi ferido nesta terça-feira durante Encontro Xingu Vivo para Sempre, realizado em Altamira (PA), informa o blog Ciência em Dia.
O encontro foi organizado pela Arquidiocese de Altamira, Instituto Sócio Ambiental e organizações não governamentais.
Segundo a Eletrobrás, Rezende recebeu atendimento médico, passa bem e já registrou a ocorrência.
Rezende foi à Altamira convidado pelos organizadores do evento para apresentar os estudos que estão sendo feitos sobre aproveitamento hidrelétrico de Belo Monte.
O evento reúne representantes de comunidades indígenas, ribeirinhas, agricultores e movimentos sociais para discutir os projetos hidrelétricos planejados para a Bacia do Rio Xingu.
Em nota, a Eletrobrás diz que tomará as providências necessárias para que os responsáveis sejam punidos.
"A diretoria executiva da Eletrobrás manifesta sua indignação diante do ocorrido e afirma que tomará todas as providências necessárias para que os responsáveis pela agressão sejam punidos", diz a nota.
Os organizadores do evento também divulgaram nota na qual lamentam a agressão ao engenheiro.
"O triste episódio não representa o espírito democrático de diálogo desse encontro, que busca dar voz a todos os atores e segmentos sociais envolvidos e afetados por esses projetos", diz a nota da comissão organizadora do encontro.
Fonte: Folha On-line
Foi preciso um ato desses para sair na mídia nacional o encontro. Tomora que essas poucas gotas de sangue não sejam desculpa para inundar 600.000 ha de terras.
ResponderExcluirA exemplo de Tucuruí, se sair essa usina, os desalojados pela barragem nunca serão atendidos, sangrem o que sangrar.
Mas também, será que explicaram direito para os índios que essa área inundada vai gerar energia para a Vale e a Alcora prodizir divisas para o Brasil?
ResponderExcluirSerá que falaram que está garantido seu lugar na periferia de Altamira quando ele for desalojado?
Será que explicaram que quando vierem as doenças tem o SUS?
Que quando sua filha se prostituir tem o conselho tutelar?
Que se seu filho for esperto pode aprender a andar de moto para ser moto-taxi.
Que se a natureza não vai mais existir para prover os alimentos tem dinheiro pra comprar no cartão da bolsa.
.
Acho que eles nào entendem o idioma capitalês-neoliberalês.
.
Não são civilizados. Precisam ser educados para viver na cidade.....como desalojados, pobres, analfabetos, sem as menores condições sequer de sonhar.
Precisam?