Hoje fazem cem anos de nascimento do poeta, intérprete e compositor Angenor de Oliveira, o Cartola.Cartola nasceu a 11 de Outubro de1908 no Rio de Janeiro. Neste dia, o Brasil e o mundo recebia um ser humano que de tão simples, tornou-se grandioso. Um dos fundadores da escola de samba Mangabeira, imortalizou-se com composições como "As Rosas não falam"; "Alvorada"; "O mundo é um moinho" e "Alegria".
Apesar do sucesso de seus sambas, Cartola morreu pobre, morando numa casa doada pela prefeitura do Rio de Janeiro, em 30 de novembro de 1980, mas imortalizou-se como um dos mais autênticos personagens da cultura brasileira.
E no Brasil de Fato: Cartola é 100 Crônica relata a história de um dos maiores nomes da música brasileira
Ouça algumas músicas de Cartola:
Alvorada
(Carlos Cachaça - Cartola - Hermínio Bello de Carvalho)
O mundo é um moinho
(Cartola)
Sim
(Oswaldo Martins - Cartola)
Acontece
(Cartola)
Amor proibido
(Cartola)
As rosas não falam
(Cartola)
Verde que te quero rosa
(Dalmo Castelo - Cartola)
Peito vazio
(Élton Medeiros - Cartola)
Alegria
(Cartola)
O inverno do meu tempo
(Roberto Nascimento - Cartola)
O sol nascerá
(Élton Medeiros - Cartola)
Como carioca da gema, sambista e fã de Cartola, reverencio este blog por esta homenagem ao poeta da estação primeira. Q fazia do samba algo ramântico e não este comércio q é hj, salvo algumas exceções.
ResponderExcluirSaudações Libertárias
Minha primeira visita e depoimento nesse blog (é uma honra!).
ResponderExcluirCartola vai completar 500 anos e será lembrado! Fã de Cartola e do samba legado por ele, fico triste ao ver suas musicas gravadas por "cantores" (chamo atençao para as aspas) "sertanejos" (novamente aspeados)... É o assassinato da musica, cantor (agora sem aspas) nenhum nunca mais tera coragem de gravar uma musica assassinada assim....
Ta registrada minha homenagem e manifesto!