sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Frei Cappio: silêncio do governo, apoio dos lutadores!

Completaram-se hoje 10 dias de greve de fome do bispo Luis Flávio Cappio. Estou recebendo diariamente muitos textos, cartas, notas de apoio, mensagens e notícias divulgadas pelos meios de comunicação alternativos e mais comprometidos, além de amigos e companheiros de todo o país. São documentos que revelam que o gesto do frei Cappio está profundamente ligado a uma legítima reivindicação não só dos ribeirinhos do Velho Chico, mas de todo o país.

Um dos documentos chegou-me pela ASA (Articulação pelo Semi-Árido). Ele destaca os acontecimentos em Sobradinho, quando teve início vários jejuns espontâneos de comunitários da região, dentre deles as “filhas de Maria”, como são chamadas as participantes do grupo que fazem parte. A nota narra ainda uma emocionante missa ocorrida no último dia 02, quando D. Cappio afirmou: “Nós nos deixamos levar pelo egoísmo, pela ganância e principalmente para termos lucro, em vez de zelar pela natureza”. E alertou que agora “nós estamos ameaçados”. Sobre o São Francisco, disse que o rio “imita o santo do seu nome” porque “nasce numa região rica e opulenta, em vez de seguir o caminho dos seus companheiros, ele faz uma curva e vem para o Nordeste”.

Para lê este documento na íntegra, acesse: http://blog.ecodebate.com.br/2007/12/04/bispo-luis-flavio-cappio-celebra-missa-para-mais-de-mil-pessoas-e-completa-sete-dias-em-jejum/

Mas, um silêncio impera. A grande mídia e o governo desprezam o caso com uma mudez impressionante. Quando uma ou outra voz surge é como a do presidente Lula, que declarou preferir ficar ao lado de 12 milhões de pessoas do que ao de d. Luiz Cappio. Sobre mais uma “brilhante” frase do presidente, Cappio declarou: "Este é um discurso antigo, aquilo que eu chamo de propaganda enganosa".

Outros documentos sobre o assunto podem ser acessados nos sítios: www.umavidapelavida.org.br e www.velhochicovivo.blogspot.com

Fontes: correios eletrônicos dos companheiros Samuel Brito (CPT da Bahia) e da Coordenação Nacional da FEAB;
Comentários
0 Comentários

0 comentários: