terça-feira, 24 de abril de 2012

Sete mil operários de Belo Monte entram em greve nesta segunda-feira




Sete mil operários da Hidrelétrica de Belo Monte, 100% do efetivo, aderiram à greve da categoria nesta segunda-feira (23). A CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular está em Altamira (PA) acompanhando e apoiando o processo de mobilização desses operários.

Esses trabalhadores estão em greve pelo aumento do vale-alimentação para R$ 300 (hoje o valor é R$ 95,00), direito à folga a cada 90 dias trabalhados (hoje é a cada 180 dias trabalhados) e a equiparação salarial para trabalhadores de mesma profissão, entre outros.

Na terça-feira (24), às 6h, a Central está convocando uma assembleia para organizar os trabalhadores e fazer um grande ato pelas ruas de Altamira. “Nosso objetivo é levar para o conhecimento da população as reivindicações desses operários. Além disso, nos mobilizamos para que o governo intervenha e assuma sua responsabilidade e atenda as exigências da pauta desses trabalhadores”, ressalta o dirigente da CSP-Conlutas, Atnágoras Lopes, enviado à Altamira para auxiliar nas negociações.

É preciso fazer valer Acordo Nacional - Lopes esclarece também que não basta o governo dar declarações bem intencionadas. “É preciso que o governo assuma suas responsabilidades, interceda e quebre a arrogância do CCBM (Consórcio Construtor Belo Monte) para fazer valer os termos do “Compromisso Nacional” e criar as condições para que avancemos na obtenção de mais direitos ainda, como por exemplo, a redução da jornada de trabalho sem redução de salário”.

Lopes ressalta a intransigência por parte do CCBM que, além de não atender às principais reivindicações, passou a perseguir e demitir dezenas de lideranças e trabalhadores que foram fotografados durante a greve do final de março.

Central leva denuncia de demissões à Mesa Nacional e ao MPT –PA – A CSP-Conlutas levou as denuncias de demissões e perseguições  na primeira reunião oficial, realizada em 3 de abril, à “Mesa Nacional Permanente para o Aperfeiçoamento das Relações de Trabalho na Indústria da Construção” – Instância criada por decreto presidencial em 1° de março de 2012, da qual a CSP-Conlutas é integrante.  A Central registrou denuncia sobre as ações da CCBM que no dia do pagamento, 2 de abril,  agrediu e prendeu operários.

Para o dirigente da Central, no episódio que envolveu a demissão de quatro membros da comissão de base, inclusive, um deles agredido por segurança do CCBM e outro expulso do alojamento sob ameaça de utilização de força policial, o SINTRAPAV-PA (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada – PA) tem responsabilidade pelos fatos, tendo em vista que naquele mesmo dia, por diferenças nos encaminhamentos, os havia expulsado da comissão. Os mesmos foram todos demitidos pelo CCBM.

CSP-Conlutas leva seu apoio à greve - A Central continua em Altamira apoiando a luta dos operários de Belo Monte e exigindo o atendimento da pauta de reivindicação em sua totalidade, acrescentando a reintegração de todos os demitidos da greve. “Nossa Central é a autora da denuncia referente às demissões encaminhadas ao MPT-PA e continuamos organizando acompanhando os quatro demitidos de comissão”, reiterou Lopes.

Fonte: CSP-Conlutas
Comentários
0 Comentários

0 comentários: