quinta-feira, 5 de abril de 2012

Após emboscada, Ibama intensifica operação em Unidades de Conservação no Oeste do Pará



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciou uma megaoperação para vistoriar os remanescentes de florestas da Cachoeira da Serra, no sudoeste do Pará, em busca de explorações clandestinas com desmatamento e queimadas no entorno da Terra Indígena Menkragnoti, da Reserva Biológica da Serra do Cachimbo e da Floresta Nacional do Jamanxim.
A operação é uma resposta à emboscada que as equipes do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade sofreram na semana passada, na BR-163, a poucos metros do acesso à localidade. Dois homens abordaram duas caminhonetes onde estavam os fiscais no momento em que os veículos foram obrigados a parar por causa de troncos colocados na estrada. Policiais ambientais do Pará que acompanhavam os fiscais trocaram tiros com os suspeitos, que fugiram.
O Ibama atua no oeste paraense desde 19 de março. Os agentes fiscalizavam desmates e cumprimento dos embargos de 2009 e 2011 com a operação Soberania e fraudes no comércio de madeira com a Malha Verde em municípios como Óbidos, Itaituba, Novo Progresso e Altamira.
Segundo o coordenador de Operações de Fiscalizações do Ibama, Gustavo Podestá, as extrações ilegais abastecem as madeireiras envolvidas nos esquemas de esquentamento de madeira.
A Polícia Federal (PF) vai abrir inquérito para apurar a emboscada.
Fonte: Ibama

Leia também: Servidores do ICMBio e Ibama são vítimas de emboscada em unidade de conservação no Sudoeste do Pará

Comentários
0 Comentários

0 comentários: