domingo, 21 de novembro de 2010

CSP-Conlutas: Semana de lutas contra as opressões


Desde 1981, 25 de novembro é o "Dia Latino-Americano e Caribenho de luta contra a violência à mulher", em referência ao assassinato de três irmãs pela ditadura de Rafael Trujillo, na República Dominicana, em 1960. Passados 50 anos, o fim da violência à mulher e o machismo ainda estão longe de acabar.

No dia 20 de novembro de 1695, morreu Zumbi dos Palmares, líder da luta pelo fim da escravidão e exploração. Ele mostrou aos negros e negras daquela época que, para se livrar da escravidão e conquistar a liberdade, era preciso construir um novo tipo de sociedade. Por sua representação para a luta do povo negro trabalhador, essa data se transformou em uma referência de luta lembrada até hoje.

No dia 22/11 de 1910, marinheiros liderados por João Cândido rebelaram-se contra os açoites e má alimentação, em defesa do aumento dos soldos. O movimento, apesar da intensa repressão, fez o governo retroceder e levou os trabalhadores à vitória. Essa luta foi uma das mais importantes no período da república brasileira e ficou conhecida como "A revolta das Chibatas". Em 2010 completam 100 anos desse movimento, cuja luta por liberdade e igualdade de direitos continua vigente.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: