domingo, 31 de julho de 2011

MPF abre inquéritos para investigar irregularidades em assentamentos na Bahia

Caso em Cumuruxatiba chegou a ser denunciado pelo "Fántastico" neste domingo

Dois inquéritos civis públicos em andamento no Ministério Público Federal em Ilhéus apuram irregularidades envolvendo assentamentos destinados à reforma agrária em Itacaré e Uruçuca, no sul da Bahia. A procuradora da República Flávia Galvão Arruti, responsável pelo caso, também pediu que sejam instaurados dois inquéritos policiais junto ao Departamento de Polícia Federal de Ilhéus. 

Além destes locais, o MPF também investiga irregularidades em assentamentos em Paulo Afonso e Eunápolis, dentre outros - no último domingo, o "Fantástico" denunciou a venda de lotes e desvio de recursos no assentamento de Cumuruxatiba. 

Segundo o MPF, o inquérito investiga irregularidades na própria comissão de sindicância administrativa formada pelo Incra para investigar os fatos. O procurador da República Fernando Zelada, que conduzia esse inquérito, na Polícia Federal de Porto Seguro já há 45 inquéritos policiais sobre o mesmo caso - 28 ainda aguardando apuração. 

“Já solicitamos informações de todos os ocupantes irregulares que foram objeto da reportagem do Fantástico para que sejam incluídas no ICP”, diz Zelada. 

Irregularidades
As áreas que o Incra destina para assentar famílias carentes estão sendo vendidas e sofrendo especulação imobiliária, além da destruição da mata nativa. 

Segundo o MPF, embora já tenham sido identificados mais de 600 sub-lotes irregulares só na região de Itacaré, o Incra não apresenta soluções para os casos, mesmo tendo formado uma comissão específica para estudar o caso. O MPF também diz que o Incra precisa informar quem são os atuais ocupantes dos assentamentos. 

Na região de Itacaré, o foco é no assentamento Marambaia, onde há indícios de venda ilegal de lotes na trilha que dá acesso à Praia de Jeribucaçu. Neste local, os lotes estariam servindo para construção de moradias de luxo, o que contraria o Programa Nacional de Reforma Agrária. 

Ainda na região de Itacaré, o MPF investiga irregularidades também em Marambaia, onde há lotes irregulares, destruição de mata atlântica e contaminação de mananciais. 

Uruçuca
Também há investigações sobre o Projeto Assentamento Tijuípe, em Uruçuca - onde em uma área de 1.189 hectares à beira mar estão somente dois assentados, quando a previsão era de que 40 famílias devessem ficar no local.  

Há investigações ainda sobre os assentamentos Antônio Conselheiro e Ernesto Che Guevara, no município de Abaré. 

Fonte: Correio da Bahia

Comentários
0 Comentários