segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Altamira: grileiros e madeireiras estão ameaçando famílias no PDS Itatá


Chegou a informação até o blog que moradores da beira do Igarapé Lages, no que deveria ser o Projeto de Desenvolvimento Sustentável Itátá, em Altamira, estão sendo expulsos por madeireiros e grileiros.

As famílias instaladas nesta região foram removidas do interior da Terra Indígena Koatinemo, a partir de um acordo firmado por elas com o Incra e o Ministério Público Federal. Trata-se de famílias de castanheiros e pescadores, com modo de vida tradicional e hábitos muitos próximos aos assurinis, de quem são vizinhos e mantêm boas relações. 

Há quem associe o fato com o anúncio da construção da hidrelétrica de Belo Monte, pois são grandes as expectativas pelo crescimento de venda de madeira na região para abastecer a obra. Para isto, grileiros tentam se apropriar das áreas, para tentar se  legitimar neste processo.

A área ocupada pelas famílias e onde deveria ser o PDS é formada por terras públicas federais administradas pelo Incra, conhecida como Gleba Ituna. É uma área adquirida pela União judicialmente após um escandaloso caso de grilagem promovido anteriormente pelo Incra.

Este caso foi muito bem descrito e analisado pela professora Andréia Macedo Barreto no artigo Apropriação ilícita de terras públicas na Amazônia: o caso da Gleba Ituna, no estado do Pará”.
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Fagner Garcia Vicente disse...

Sem falar na expectativa de serem indenizados por posses...