segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Uma década depois...


Há exatos dez anos atrás se encerrava o Estágio Profissional Feab/Concrab em assentamentos de reforma agrária de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Participei e hoje avalio que foi uma das maiores experiências de minha vida! E teve até certificado (rsrs)! 

O estágio foi uma atividade da Federação do Estudantes de Agronomia do Brasil e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.   

Era fevereiro de 2001, tinha acabado de ocorrer o II Fórum Social Mundial em Porto Alegre e nós até participamos de uma mobilização contra a soja transgênica com várias entidades (Veja a notícia da época: BOLETIM 51 - 12/02/01).

Eu estive em três assentamentos com diferentes realidades produtivas e organizativas nos municípios de Garuva, Araquari e Rio Negrinho, todos em Santa Catarina.  As vivências que mais me marcaram foram no Projeto de Assentamento Conquista do Litoral, em Garuva. Este assentamento é formado por valorosos companheiros, com sua história de despejos, violência policial e resistência no oeste do estado, até serem assentadas em uma região bem distante do seus locais de origem (próximo ao litoral norte de Santa Catarina). As famílias foram instaladas em uma área cercada de Mata Atlântica e com sérias restrições ambientais, mas ao mesmo tempo de grande beleza cênica. 

As famílias camponesas se organizaram coletivamente não somente na produção, mas na vida cotidiana, e me ensinaram como é possível estabelecer de novos padrões societários igualitários e ao mesmo tempo potencializar as individualidades. 

Neste assentamento não havia cozinhas individuais e sim uma grande cozinha coletiva para todas as famílias. A cada semana um casal era responsável pelos cuidados dos filhos dos assentados em uma creche. Os trabalhos nas atividades agrícolas, principalmente hortas, também eram coletivizados e seguia o regime de rodízio.

Foram dias muito quentes e chuvosos, mas de convívios e experiências que guardo até os dias de hoje na memória e na minha caderneta de campo, já meio envelhecida após estes dez anos.  

A turma aí da foto são estudantes de Agronomia de várias partes do país que participaram do estágio e os trabalhadores da Escola Agropecuária Demétrio Baldissarelli, em Chapecó (SC), local onde foram realizados as fases de preparação e avaliação.
Não me arrisco a dizer o nome de todo mundo, pois não lembro de alguns, mas tinha gente das seguintes escolas: Santa Maria, Pelotas, Chapecó, Curitiba, Rio, Lavras, Goiânia, Brasília, Mossoró e eu de Fortaleza.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Danilo Hoodson disse...

Pra quem não sabe, Candido é um "mago véi", da cabeçona, que está por trás de um senhor de camisa listrada, do lado esquerdo da foto!

Ô bichinho fêi!

Kkkkkk!

Marcelo Scolari Gosch disse...

Olha nois lá ... rsrsrs Bem a frente, próximo ao Candido.
Eita época boa, ótima experiência. Lembram das camisetas do "Provão na contra mão da Educação"?
Passei dias valorosos, intensos e especiais. Nossa quanta gente boa tem nessa foto.
Valeu pela comemoração e lembraças (foi um ótimo Carnaval)
"Abraços Socialistas a todos"
Abelhao .........zzzzzzzzzzzzzzzzzz