quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Grande imprensa repercute revelação no caso Dorothy

Está em todos os principais jornais do país a revelação que o fazendeiro Viltamiro Bastos (o Taradão) tentou oferecer ao Incra de Altamira parte do lote 55 (500 hectares) em troca de 1500 hectares de floresta!

Viltamiro sempre utilizou a defesa que não tinha nenhuma relação com referida área como estratégia de defesa. Agora se diz dono de 500 hectares de pasto no lote onde em 2005 foi assassinada a missionária Dorothy Stang.

No Estadão, a matéria Acusado tenta negociar lote onde Dorothy morreu diz:

O fazendeiro Regivaldo Galvão, o Taradão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da missionária Dorothy Stang, em fevereiro de 2005, em Anapu, no Pará, formalizou ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) proposta de troca de área de 2,5 mil hectares de floresta, que ele diz ser de sua propriedade, por 500 hectares de pasto de parte do Lote 55 da Gleba Bacajá, onde a freira foi morta.

O Lote 55, segundo o coordenador do Incra na região, Ulaí Batista Nogueira, pertence à União e não pode ser negociado porque está sob disputa judicial. O procurador da República Felício Pontes Júnior anunciou que pedirá à Polícia Federal abertura de inquérito para apurar o caso, afirmando ser ilegal a negociação de terra pública. "Quem faz isso tem de ir para a cadeia", ataca ele.

A proposta de Galvão, feita no dia 28 de outubro, durante reunião na sede do Incra de Altamira e cuja cópia da ata foi obtida pelo Estado, poderá provocar uma reviravolta no caso Dorothy, porque o fazendeiro, único dos cinco acusados que até agora não foi julgado, sempre alegou não ter motivo para mandar matar a freira em razão de não ter interesse pela área que agora pretende negociar. (...)”

O que a grande imprensa não vem divulgando e que até o ano passado o Incra em Altamira havia feito um contrato onde “alugava” o pasto do lote onde irmã Dorothy foi assassinada. O Incra teve imissão de posse na área e o contato foi a forma encontrada para o fazendeiro continuar exercendo o controle de parte do lote. Mais detalhes deste caso em breve.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Anônimo disse...

ouvi dizer que a iniciativa de "arrendar" o pasto partiu do ex-presidente do STTR de Anapu, que fora eleito vereador do municipio aliado ao prefeito eleito e q tem seu vice envolvido no caso da Dorothy... afff ... sao tantas emoções!

Anônimo disse...

Cândido,

Você sabe com quem foi a reunião no Incra.

Anônimo disse...

Cândido,

Você sabe com quem foi a reunião no Incra?

Anônimo disse...

O Incra deveria anunciar em jornal que está contatando advogados, nem que seja de porta-de-cadeia, para pelo menos dizer se as merdas que ele faz vai dar algum efeito jurídico ou não. É uma pouca vergonha não ter procurador um órgão responsável por milhões de hectares de terras e pelo assentamento de milhares de pessoas.

Arnaldo José disse...

ME cansei de perguntar o que já tem resposta...


Pode uma tartaruga voar?


rsrsrsrs, as vezes me pergunto o pq deu trabalhar nesta mentira chamada INCRA