sábado, 22 de novembro de 2008

Acusado de trabalho escravo no Pará tem prisão preventiva decretada

A Justiça Federal do estado do Pará (PA) decretou a prisão preventiva do empresário Agenilson José dos Santos. O empresário é acusado de submeter um grupo de mais de 160 trabalhadores a condições semelhantes á de escravidão, em uma propriedade localizada no município de Placas no Pará. O fato ocorreu em setembro desse ano. A prisão foi pedida porque o empresário estaria atrapalhando as investigações do caso. Ele teria ameaçado de morte algumas testemunhas, relembrando inclusive a morte da missionária estadunidense Dorothy Stang. Dorothy foi morta em 2005 por pistoleiros.

No grupo resgatado os fiscais do trabalho encontraram aproximadamente 30 crianças. Muitos dos trabalhadores tinham seqüelas e ferimentos causados por instrumentos de trabalho - que eram manuseados sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Além do empresário, mais quatro diretores da empresa Perfil Agroindústria Cacaueira e dois comerciantes no estado respondem a processo na justiça. As ações encaminhadas pelo Ministério Público Federal pedem a condenação de todos eles por crime de redução a condição análoga à de escravo, que pode resultar em até oito anos de prisão.

Fonte: Gigele Barbieri, Radioagência NP.

Comentários
0 Comentários

0 comentários: