quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Na Agência Amazônia

Três mortos em tocaia na Amazônia

Epaminondas Henk, de Porto Velho

A Liga dos Camponeses Pobres (LCP) denunciou nesta quarta-feira que três camponeses foram assassinados a tiros, numa emboscada, quinta-feira, dia 20, em União Bandeirantes, a 175 quilômetros de Porto Velho. Evandro Dutra Pinto, Edmilson Gomes de Oliveira e Adauto da Silva Filho teriam sido mortos supostamente por pistoleiros a serviço de latifundiários da região.

Segundo a LCP, testemunhas afirmam ter visto uma caminhonete Frontier preta rondando, à noite, a linha onde ocorreu a tocaia. No carro estariam Adailton Martins e na carroceria havia homens escondidos, relata um militante do movimento. “Eles pararam num restaurante em frente à rodoviária de União Bandeirantes poucas horas antes dos crimes. Adailton é conhecido por agenciar pistoleiros e agir em conjunto com policiais na expulsão dos camponeses do acampamento Nova Conquista e de outras tomadas de terra na região”, diz a fonte.

O camponês conhecido por Zé Vêncio, preso no mesmo dia em sua casa, num sítio próximo ao local do crime, foi levado para o presídio Urso Branco. Ele teme ser assassinado. "Responsabilizamos o Incra e a Ouvidoria Agrária pelo que está acontecendo na região; mesmo sabendo que a terra pertence à União e que Luiz da Dipar é grileiro, nada fazem para retirá-lo das terras, encorajando desta forma esses assassinatos”, diz a LCP.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: