quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Greves sacodem a Europa

Pela quinta vez este ano, e segunda em 15 dias, a França vive uma jornada de greve geral e protestos de rua contra a reforma da previdência, chamada no país de “reforma das pensões”. Nesta quinta-feira, a jornada nacional de luta convocada por sete centrais sindicais teve greves e pelo menos 200 manifestações em todo o país, contra o aumento da idade para aposentadoria.

Esta luta contra o governo Sarkozy, prolonga-se há meses, e já deu lugar a duas grandes jornadas nacionais de luta, a 24 de Junho e 7 de Setembro, com as maiores manifestações e paralisações dos últimos anos. No início deste mês mobilizaram-se 2,7 milhões de pessoas, segundo os sindicatos, em 190 manifestações em todo o país. Em Paris, a manifestação teve 270 mil pessoas.


Hoje, houve paralisações em grandes setores de transportes (metrôs, ferrovias e aeroportos), com cancelamento de vários vôos. Também as escolas, os hospitais e outros serviços públicos, como os correios, estão quase bloqueados, adianta a imprensa.

Protestos continuam na Grécia
Atingida diretamente pela crise e com um governo que também pratica ataques contra direitos trabalhistas para implantar pacotes de ajustes fiscais, a Grécia continua sendo sacudida por greves em amplos setores dos trabalhadores.

Ontem uma greve de caminheiros chegou ao décimo dia com bloqueio de várias estradas. Também ontem e hoje, ferroviários paralisaram as atividades por todo o país. As greves em setores dos transportes veem gerando problemas de abastecimento no país e se enfrentam com a política de privatização de serviços e cortes salariais.

O sindicato dos trabalhadores da administração pública têm uma greve geral convocada para 7 de outubro, contra os cortes nos salários e o prolongamento da idade para a aposentadorias.
Dia 29 de setembro é a vez da Galiza
No dia 29 de setembro ocorre nova Greve Geral na Galiza, região autônoma da Espanha. Centrais sindicais e movimentos sociais de várias partes irão protestar contra a reforma trabalhista aprovada pelo parlamento espanhol.

Estão previstas marchas nas ruas de Vigo, Corunha, Compostela, Ferrol, Ourense, Luga, Vila Garcia e Noia.

Fontes: Esquerda.net (Portugal) e Diário Liberdade (Galiza)
Comentários
0 Comentários

0 comentários: