terça-feira, 12 de outubro de 2010

França vive terceiro dia de greve geral em outubro


Manifestações por todo o país e uma greve geral, a terceira neste mês, marcaram o 12 de outubro na França. A luta contra a reforma da previdência tem amplo apoio popular. A greve geral tem o respaldo de 69 por cento da população, segundo as últimas pesquisas.

Apesar disso, o governo de Nicolas Sarkozy manteve a proposta de elevação da idade legal de aposentadoria de 60 a 62 anos para os trabalhadores que já contribuem para a previdência e de 65 a 67 anos para os que ainda vão contribuir, medida que afeta diretamente a juventude francesa.

O texto da reforma já foi aprovado pelos deputados e está sendo examinado atualmente pelo Senado, que deve concluir a votação no final desta semana.

Portanto, esta semana é determinante para fazer o governo retroceder. Centrais sindicais chamaram uma nova greve para sábado, mas setores da área de transportes e petrolíferas já entraram em greve por tempo indeterminando. Entidades estudantis começaram o bloqueio de estabelecimentos de ensino.

No dia de hoje foram registradas mais de 244 passeatas por todo o país que mobilizaram cerca de 3,5 milhões de trabalhadores e estudantes segundo as entidades sindicais. O próprio Ministério do Interior francês reconheceu um aumento no número de manifestações e manifestantes.
*Com informações da Agência Prensa Latina, BBC Brasil e Radio France.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: