sábado, 4 de julho de 2009

Vedete da “regularização fundiária” é campeã do desmatamento


Dos 157 Km² de área desmatada na Amazônia em maio de 2009, 28,7Km² estão no município de Novo Progresso, no Pará.

O município vem sendo priorizado pelo Incra para as ações de “Regularização Fundiária” desde o ano passado, e vem desde então com um intenso crescimento do desmatamento.

Em maio de 2009, caiu 47% o desmatamento na Amazônia em comparação ao mesmo período de 2008. No primeiro semestre a intensidade de desmatamento é sempre menor devido às chuvas na região e a grande quantidade de nuvens que impedem a visualização da superfície terrestre.

O Pará continua no topo do ranking dos que mais desmataram, com 37% do total, seguido pelo Mato Grosso - 27% e Roraima - 20%.
A maior parte do desmatamento está em terras privadas, posses e terras devolutas (67%). Assentamentos de Reforma Agrária e Unidades de Conservação abarcaram 15% e 17% respectivamente, enquanto as Terras Indígenas responderam por 1% do desmatamento.

Leia ainda: Transparência Florestal da Amazônia Legal (Maio de 2009) (Imazon)

Comentários
11 Comentários

11 comentários:

Anônimo disse...

Coincidência ou não o Município de Novo Progresso PA. Tem o menor índice de regularização fundiária da Amazônia.
Existem processos de regularização com inicio a mais de 25 anos e ainda não concluídos.
A ausência de Governo ou sua presença intempestiva e fugaz é que, por descrédito, provoca muitos crimes com garantia de impunidade.

Anônimo disse...

Coincidência ou não o Município de Novo Progresso PA. Tem o menor índice de regularização fundiária da Amazônia.
Existem processos de regularização com inicio a mais de 25 anos e ainda não concluídos.
A ausência de Governo ou sua presença intempestiva e fugaz é que, por descrédito, provoca muitos crimes com garantia de impunidade.

Anônimo disse...

Nossa, 25 anos? Levando-se em conta que a Unidade Avançada de Cachimbo está em Itaituba e o que já foi grilado por esta Unidade, é pouco.

Anônimo disse...

Coincidência ou não menos de 5% dos pedidos de regularizão fundiária na região de progresso são feitos por pessoas de sobrenome "silva" ou "sousa" (ou qualquer outro comum no norte do país).

coincidência ou não mais de 90% dos pedidos são de pessoas naturais do sul ou sudeste...ou, quando muito, descendentes destes.

coincidência ou não os processos de "georreferenciamento" de imóveis que chegam na sr-30 são de italianos, polonese, alemães, etc.

Mas coincidência ou não, o Ministério Público Federal AINDA NÃO CONCLUIU A OPERAÇÃO FAROESTE... e deverá vir à tona em breve uma 3ª, 4ª e talvez que até uma 5ª lista de funcionários, advogados, pseudoadvogados e pseudofuncionários corruptos e/ou corruptíveis.

resta saber apenas o nome da Operação da PF: se OPERAÇÃO BRUNNESTE, OPERAÇÃO ULAIESTE, OPERAÇÃO BACOESTE OU OPERAÇÃO TATUESTE"

Anônimo disse...

Isso é decriminação.
Que que tem a Irma, a Virna, o Sifrido, o Franz, o Pepe, o Nene, o Vilmar, o Sigmar, o Darci . . regularizar seus grilinhos.....resumindo os que trabalham, pois além destes são todos vagabundos.
E tem gente do Maranhão lá . . ex-guaxeba que vão ganhar a dignidade de ser laranja na fazenda do patrão....isto é reforma agrária.
.
.
.
E o cara que veio do sul com 18 anos recém casado e está lá até hoje, passou a juventude fugindo da malária.
Certamente não espera mais título....não espera nada do Incra....pois se dependesse disso teria morrido, ou caido fora já que num vai sair porra nenhuma.
.
.
Na verdade ninguém presta...nem os agropecuaristas nem os vermelhos que querem a fome para lutar pelos que tem fome.

Anônimo disse...

não é coincidencia ... tem mais de 5% só de sousa com s advindo do Maranhão. Esses não são odiados como os gaúchos pois ficam quetim...não gostam de se pavonear como os bunda-branca-nelore-people

Anônimo disse...

e a operação caça-fantasmas...? vai ter gente pulando do segundo andar!

Madeira disse...

Somos brasileiros que queremos apenas trabalhar e fazer as terras cumprirem sua função. Esse negócio de ser contra os gaúchos é bobagem, pois foram os gaúchos, mineiros, paranaence, cearence e maranhence que desbravamos esse pará. Temos nossos direitos como brasileiros, mais que esses gringos que financia e iludem esse bando de desavisados.

Deixem o nosso meio ambiente em paz.

Anônimo disse...

toma cuidado tambem com operação do MPF na identificação de servidores que ao inves de ocupar seu tempo tentando regularizar posses (dentro da lei) ou então tentendo sanar problemas nos assentamentos criados e que ainda não podem ser trabalhados, ficam no horário de expediente (vencimento dos cofres publicos) postano blog particular ! isso sim mereçe daria uma boa operação, so num sei o que nome poderia se dar.

Anônimo disse...

Pois bem, em quanto não se tem um nome para a operação dos "blogs", já se comenta pelas ruas alagadas e cheias de rato de santarém o nome da que vai "acompanhar de pertinho" os nossos amigos "LEGAIS"...Os mocorongos falam numa possivel OPERAÇÃO TATURANA...Naõ perguntem pq.

Ah! e para os paulistas e sulistas DESLETRADOS, Cearense, Paraense e Maranhense se escreve com ENSE.

"MAI VAI ISCREVÊ RUIM ASSIM NU INFERRRRRNO"..."NERRRRRRRSSSSU".

Anônimo disse...

PS. enquanto