domingo, 19 de dezembro de 2010

WikiLeaks: diplomatas americanos relatam "espiões do MST" no Incra e cooptação do movimento pelo governo

O jornal "O Globo" deste domingo trás matéria elaborada a partir de sete telegramas enviados por diplomatas dos Estados Unidos ao Departamento de Estado Americano e revelados pelo WikiLeaks.

No conteúdo dos documentos, uma conclusão: O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) usa informantes dentro do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para ocupar as terras que serão desapropriadas pelo governo.

Os diplomatas acusam ainda os sem-terra de alugarem lotes dos assentamentos para o agronegócio no Pontal do Paranapanema (SP). Um dos documentos ironiza o fato do movimento reivindicar terras férteis e depois repassá-las ao agronegócio: "A prática do MST de distribuir lotes de terra fértil a seus fiéis e de alugar a terra de novo ao agronegócio é irônica, para dizer o mínimo. O presidente Lula tem sido flagramente silencioso com suas promessas de campanha de apoiar o MST por uma boa razão: uma organização que ganha terra em nome dos sem-terra e depois as aluga para as mesmas pesssoas de quem tirou tem um sério problema de credibilidade", escreve o cônsul geral de São Paulo, Thomas White, em 29 de maio do ano passado. O comentário foi feito após o diplomata ouvir um relatório de seu assessor econômico, que conversara com empresários de Presidente Prudente (contrários ao movimento) e com o historiador americano Cliffor Welch que integra o Nera (Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos em Reforma Agrária), apresentado como "pró-MST".

O pesquisador teria sido a fonte da informação de que o MST usa seus contatos dentro do Incra para decidir as áreas a serem ocupadas e posteriormente desapropriadas.

As situação de esvaziamento do MST e a sua relação com o governo Lula é tema de um telegrama em 2006 do então cônsul em São Paulo, Christopher McMullen:

"Estão enfrentando uma significativa mudança em sua organização. O número de integrantes cai lentamente, assim como o número de invasões que realiza. Alguns observadores citam o programa de transferência de renda para os probres, o Bolsa Família, como declínio das atividades do MST. Além disso, o MST espera por maior vontade política do governo Lula na redistribuição de terras. Uma aparente indisposição de parte do governo em fazer isso pode estar desgastando o MST e levando-o a procurar a acomodação em vez do confronto".

Em outro telegrama do Consulado em São Paulo, em 2008, afirma:-se

"Esperavam mais suporte do presidente Lula, mas não podem criticá-lo porque ele é muito popular com seu eleitorado graças ao Bolsa Família. Então, o jogo tem de ser feito nos bastidores. As invasões são moedas de troca, daí alguns créditos ou subvenções para os parceiros do movimento que garantam a paz".

Leia tudo em MST teria espiões no Incra para orientar invasões, revelam telegramas vazados pelo WikiLeaks


No blog da Natália Viana/WikiLeaks:

Na Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária:

Entrevista exclusiva com espião do MST no Incra (Humor)

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Anônimo disse...

Não é inteligente comentar o fato. Mas quem disse que sou inteligente. Pois é, o amálgama é patente. Não dá nem para falar em espionagem. E o INCRA ainda deve ficar calado em ouvir piadas como a do post da entrevista. É muito sem pulso e cheio de temores para reagir ao "Movimento". Vive a reboque e vive rebocando. Uma relação de parasitismo como a clássica de um porco e sua Taenia. Será que vai chegar o dia em que a luta pela terra e pela reforma agrária não será exclusividade do "Movimento"? Será que faremos o que temos que fazer e não porque "invadiram" a terra ou a superintendência? Se for no ritmo que está indo esse dia é nunca.

Anônimo disse...

Não seria de simbiose? Sem pressão porque haveria um órgão de reforma agrária?

Anônimo disse...

Os americanos como sempre estão preocupados com a organizaçõapopular e com a distribuição de renda e terra, diminuindo assim o número de miseraveis para trabalhar e continuar pagando sua infindável divida que sustenta os boa vida na america do norte

Danilo Hoodson disse...

Agora eu descobri porque vc está tão estranho ultimamente! Lhe descobriram! kkkkkkk!

Abraços!