sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Invasões e desrespeito a comunidades e Unidades de Conservação: Assim se iniciam os trabalhos da Eletronorte no Rio Tapajós

No dia cinco de agosto de 2010, uma empresa contratada pela Eletronorte, a Rural Tech, foi surpreendida por servidores do Parque Nacional da Amazônia ao realizar estudos no interior do Parque, sem autorização nenhuma. O responsável pela empresa no local assumiu relutantemente que se tratavam de estudos realizados a pedido da Eletronorte e que não possuia nenhum tipo de autorização para realização dos mesmos. A equipe da empresa terceirizada deixou o local…

O que os funcionários do parque não sabiam é como a Rural Tech pode ser teimosa no seu desacato às leis…


Meses depois, a equipe do Parque Nacional recebeu uma denúncia de que a empresa retornaria as escondidas ao local para terminar o levantamento. Ao realizar o monitoramento para averiguação do fato, os servidores foram informados pelos vigilantes da Unidade de que um carro portando material utilizado para levantamento topográfico ingressou no Parque no dia cinco de novembro, mas já não se encontrava no local.

A postura adotada pela empresa nesse caso, é a mesma utilizada na Vila Pimental, em que estudos foram realizados e marcos colocados sem que nenhuma comunicação fosse feita à comunidade.

Além disso, existem relatos de que equipes da Eletronorte estariam ingressando no Parque Nacional do Jamanxim e em outras Unidades de Conservação sem a devida autorização.


Ações como estas demonstram novamente que o discurso da Eletronorte é bastante diferente da prática. O que era para ser um processo diferenciado em que aspectos ambientais e sociais fossem realmente considerados (segundo os gerentes da empresa), já se inicia com desrespeito às populações residentes, à legislação ambiental e à verdade do processo como um todo.
Que empresa é essa, que promete progresso, emprego e todo tipo de benezes para nossa região e que
, chegada a hora da verdade, só entrega mentiras, soberbia e uns trocados para quem colabora com eles?

O Tapajós inteiro precisa ficar atento…lembrem, tem alguém que está querendo roubar a sua carteira em troca de um cafezinho…


Fonte: Tapajoslivre
Comentários
0 Comentários

0 comentários: