domingo, 12 de dezembro de 2010

Estrada sem fim: Rede Record apresenta especial sobre a Transamazônica


Os quarenta anos da rodovia Transamazônica é tema da equipe de jornalismo da TV Record. Neste domingo, o programa “Domingo Espetacular” trouxe a primeira matéria.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Cândido Cunha disse...

Acabei de assistir a matéria na Record News e pelo que conheço da região é uma das melhores reportagens já feitas por aqui.

Essa região imensa que me deparei a quatro anos é o quadro sócio-ambiental mais dramático que já vi em minha vida. Acho que a matéria acerta ao mostrar como a cada quilômetro se apresenta uma história de vida cercada de dramacidade, desespero, precariedade, violência, expropriação, destruição da natureza, riqueza e miséria convivendo, ausência e conivência do Estado...

É curiso ainda vê como centenas de camponses foram e são expulsos da terra (não tem um tal programa "Terra Legal para atender os camponeses e combater a grilagem?).

Em Altamira, essas famílias que compõe a periferia da cidade estão passando por o novo processo de expropriação com a ameaça da hidrelétrica de Belo Monte.

O drama amazônico segue no próximo domingo. Já se tornou imperdível...

Anônimo disse...

Não é culpa de um tal Programa Terra Legal, que é do teu governo e do teu Ministério e sim de qulquer região onde a fronteira agricola desperta interesses, o pior é a miseria nos assentamentos criados, vá lá no Liberdade ou qualquer um criado.

Cândido Cunha disse...

Não sabia que uma região era dotada de culpa... Pré-destinação geográfica é novidade pra mim.

Pelo que eu sei o Programa Terra Legal é ligado ao mesmo ministério que criou o PDS Liberdade. Aliás, não só é o mesmo Ministério como também os mesmos dirigentes e o mesmo processo sócio-político e territorial. Não vejo, portanto, diferença substancial entre uma coisa e outra. São duas faces de uma mesma moeda...

Anônimo disse...

Não tem nenhuma família assentada no PDS Liberdade.

Se vc for lá vai ver alguns grupos de madeireiros roubando, matando e prostituindo, inclusive crianças...

Mas verá também que todos estes madeireiros também já estão cadastrados no Terra Legal, mesmo encontrando-se todos morando em BELÉM.

AH! mas não se epantem...prostituição no pará é comum... é LEGAL.