sexta-feira, 13 de junho de 2008

Superintendente "furou" com assentados

"Moradores de sete comunidades que formam o Assentamento Curuá Dois, na região do Rio Curuá-Una, deveriam participar hoje [10 de junho] de uma reunião com a superintendência do Incra em Santarém.

Deveriam, mas, o encontro agendado há mais tempo, simplesmente não vai acontecer porque o superintendente Luciano Brunet viajou para Brasília. Ele não deixou ninguém autorizado a dar andamento no processo dos assentados.

O cancelamento pegou as lideranças de surpresa. Tudo estava preparado, inclusive, transporte ao preço mais acessível aos participantes.

O assentamento Curuá Dois foi criado em 2005, mas, de forma ilegal, ou seja, sem participação de todas as comunidades que formam aquela área.Na época, existia na região uma grande concentração de madeira o que acabou atraindo a atenção de empresários do ramo.

Por conta disso, até hoje, acontece invasão de madeireiros no assentamento. Alguns, inclusive, ameaçam de morte lideranças locais.Na verdade, o assentamento Curuá Dois existe de fato, mas, não de direito.

Era justamente esse o assunto que seria tratado na reunião de amanhã.Os assentados aguardam, por parte do Incra, a portaria necessária para a liberação do assentamento.Não há vicinais, nem infra-estrutura, nem mesmo créditos podem ser liberados. A preocupação das lideranças é quanto o aval para a utilização da terra.

O abandono, segundo eles é 100% por parte das autoridades. Algumas famílias estão deixando a área."

Fonte: Notícias da Amazônia.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: