sábado, 21 de junho de 2008

O Vôo das borboletas

por Renato Lauermann

Greve causa desconforto e sofrimentos, mas é um legítimo instrumento reivindicatório em uma democracia. Greves permitem observar o que há de melhor e de pior nos seres humanos.

O melhor é a solidariedade, a união, a organização e a capacidade de superar possíveis resultados inesperados. O pior é o egoísmo e o oportunismo que se manifesta nos que 'furam' a greve, mas querem se beneficiar dos resultados positivos, quando alcançados.

Por isso, eu aponto um único lado negativo nas greves: por beneficiar indistintamente aos que corajosamente evoluem para borboletas e aos que covardemente, aceitam a condição de lagarta.

A lei deveria mudar, garantindo que as conquistas dos grevistas fossem apenas deles. Os demais receberiam apenas o que os patrões oferecem e que de bom grado eles aceitam, pois se assim não fosse, eles também se rebelariam.

É assim nas greves de professores, bancários, policiais ou qualquer categoria profissional em que uma parcela deles não sabe a diferença entre existir e viver.

Exalto a coragem dos que arriscam. Deploro a vileza dos que fazem da acomodação uma maneira de auferir lucros indevidos. Aos que ganham asas, a certeza de que vistas do alto, as lagartas são ainda menores do que parecem.
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Arnaldo José disse...

Lagartas... de longe nem as vemos e as vezes nem de perto


... sem comentários sobre a fonte