quinta-feira, 12 de março de 2009

Falta pouco, mas ainda não foi desta vez!

O Conselho Nacional do Meio ambiente (Conama), em reunião realizada ontem (11), transferiu para a segunda quinzena de abril a votação da resolução que propõe a implantação do projeto de Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) da região oeste do Pará, apresentada pelo Governo do Estado e já aprovada pelas Câmaras de Assuntos Jurídicos e Gestão Territorial do órgão.

A resolução deveria ter sido votada na reunião desta quarta-feira, mas um dos conselheiros do Conama pediu para examinar melhor a proposta do governo paraense. O assunto volta à pauta na próxima reunião extraordinária do Conselho, que deverá ocorrer dentro de no máximo 40 dias.

A proposta paraense abrange 19 municípios sob a área de influência das rodovias BR-163 e BR-230, num total de 334.450 quilômetros quadrados, o que corresponde a 27% do território do Pará. Essa área é 2,19 vezes maior que o Estado do Acre, 1,35 maior que São Paulo e somente 6% menor que a Alemanha. O ZEE apresenta as potencialidades e limitações econômicas, ambientais e sociais dos 19 municípios da região.

O ponto mais polêmico do projeto é a redução para 50% da Reserva Legal em tosas as áreas tidas como "consolidadas".

Com informações da Agência Pará.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: