segunda-feira, 15 de março de 2010

Está no ar o “Mapa de Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil”


Será lançado na noite do dia 16 de março na Reitoria da Universidade Federal do Ceará, o Mapa de Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil.

O “Mapa” é resultado de um projeto desenvolvido em conjunto pela Fiocruz e pela Fase, com o apoio do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde. Seu objetivo maior é apoiar a luta de inúmeras populações e grupos atingidos/as em seus territórios por projetos e políticas baseadas numa visão de desenvolvimento considerada insustentável e prejudicial à saúde. Nesse sentido, busca socializar informações, dar visibilidade a denúncias e permitir o monitoramento de ações e de projetos que enfrentem situações de injustiças ambientais e problemas de saúde em diferentes territórios e populações das cidades, campos e florestas, sem esquecer as zonas costeiras.
Os conflitos foram levantados tendo por base principalmente as situações de injustiça ambiental discutidas em diferentes fóruns e redes a partir do início de 2006, em particular a Rede Brasileira de Justiça Ambiental (www.justicaambiental.org.br). Esse universo não esgota as inúmeras situações existentes no país, mas reflete uma parcela importante de casos nos quais populações atingidas, movimentos sociais e entidades ambientalistas vêm se posicionando.

Na página é possível pesquisar por Unidade da Federação, por palavras (quilombolas, agrotóxicos, ribeirinhos, Ceará, carcinicultura, Goiás amianto, por exemplo) ou expressões (Belo Monte, Santo Amaro da Purificação, Vale do Rio Doce etc),.

Pode-se ainda interagir ao preencher página “Fale conosco”, dedicada a comentários, críticas, complementações e/ou correções de informações, assim como novas denúncias e sugestões.


O endereço do Mapa é
Comentários
0 Comentários

0 comentários: