terça-feira, 9 de março de 2010

Greve: justiça encerra processo que pretendia criminalizar dez servidores de Santarém

Após 3 anos, a Justiça Federal chegou a uma conclusão no processo movido pela Superintendência Regional do Incra em Santarém contra servidores do órgão. A ação era contra dez servidores que integravam o Comando de Greve local em 2007, entre eles, esse blogueiro.

O processo foi movido pelo Superintendente Regional na época, Pedro Aquino de Santana, que pediu a desobstrução das dependências do Incra, a citação e a responsabilização dos servidores. A justiça federal determinou de imediato, em caráter liminar, a reintegração de posse do prédio. O pedido incluía ainda forte esquema policial para reagir a uma possível resistência por parte dos grevistas (vê INCRA: Reintegração truculenta em Santarém, publicado no blog Molotov na época).

Aliás, esse parece ser o único processo de reintegração de posse que Pedro Aquino moveu na sua gestão, apesar da região ter um longo histórico de grilagem e apropriação de terras públicas.

Mesmo depois do encerramento da greve, o processo correu e estava para ser emitida a sentença quando as entidades dos servidores, Assera, SINTSEP-PA e Assinagro, requisitaram ao atual Superintendente, Luciano Brunett, a suspensão da ação.

O superintende encaminhou o pedido dos servidores através da Procuradoria Regional em 2009 informando que “o prédio já foi desocupado e a autarquia desenvolve suas atividades normalmente”, mas havia ainda dúvidas se o juiz determinaria alguma sentença e se cobraria as custas processuais.

No último dia 01 de fevereiro, foi publicada a sentença com a extinção do processo sem resolução do mérito e sem custas e honorários advocatícios.

A decisão foi do juiz José Airton de Aguiar Portela e o número do processo na justiça federal é 2007.39.02.000731-0.
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

Dalmo disse...

E o processo deste "Criador de falsos Projetos" Pedro Aquino e gangue,ja foi concluido??

mestre splinter disse...

Não parecem as tartarugas ninja?

michal washington da silva disse...

No melhor estilo cassetete democrático e popular o governo lula afagou os trabalhadores da sr 30 pelas mãos do ousado Pedro Aquino. Os meliantes tiveram o disparete, pasmem, de fazer greve por melhores salarios e condições dignas de trabalho ao mesmo tempo em denunciavam a criação de assentamentos para madeireiras na região...

Anônimo disse...

Não levantemos falso...

De acordo com o MPF ele, o joão sarampo, reintegrou às suas posses parte do dinheiro do INCRA...

Anônimo disse...

Mas o melhor (ou pior) que teve nessa greve foi presenciar Usain Candido da Cunha Bolt quebrar o record mundial dos 350m livres embaixo de um viaduto...

Cândido Cunha disse...

Teve também a minha a minha "nomeação fantasma" para o posto avançado(?) de Anapu, só descoberto quando recebi a avaliação do meu estágio probatório, meses depois do "presente".

Jacinto Aquino Rego do Tapajós disse...

As urnas vão me redimir. Aguardem....