sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tragédia: a história das cidades...


Petrópolis - surgida de uma rota denominada "Caminho Novo" entre o Rio de Janeiro e a exploração de ouro e pedras preciosas de Minas Gerais no século XVII. A história da cidade começa a configurar-se mais propriamente em 1822, quando Dom Pedro I, a caminho de Minas Gerais pelo Caminho do Ouro conhece a região e posteriormente cria o primeiro distrito de Petrópolis. A partir de então, durante o verão, a cidade tornava-se a capital do Império com a mudança de toda a corte. Pedro II governou por 49 anos, e em pelo menos 40 verões permaneceu em Petrópolis, eventualmente por até cinco meses.


Teresópolis - recebe este nome em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, mulher de Dom Pedro II. A primeira descrição oficial de Teresópolis foi feita em 1788 pelo Dr. Baltazar da Silva Lisboa, que em seu relato descrevia a serra e também a Cascata do Imbuí. Porém, a região só se tornou conhecida a partir de 1821, quando o português de origem inglesa George March aqui adquiriu uma grande gleba.


Nova Friburgo - por ter sido fundada por suiços em 1819, a cidade ganhou o nome em homenagem à cidade suiça de Fribourg, de onde partia a maior parte dos imigrantes. É também a primeira cidade brasileira a receber famílias de imigrantes alemães a partir de 1824.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: