segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Belém: operários da construção civil denunciam precariedade


O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém organizou um Ato, na manhã de hoje, 31, em solidariedade às vítimas do desabamento do prédio Real Class que vitimou operários e uma vizinha do local.

O protesto dos operários tem o objetivo de denunciar a situação de insegurança vivida no cotidiano dos canteiros de obras, denunciar as irregularidades e exigir que os culpados sejam punidos. Segundo informações do sindicato, a obra do Real Class já havia sido embargada por várias vezes, mas sempre era liberada novamente, mesmo com todas as denúncias dos trabalhadores e da vizinhança quanto às irregularidades da construção.

Algumas das reivindicações apontadas pelo protesto dizem respeito à formação de uma comissão de operários e sindicato para fiscalizar e embargar obras irregulares, contra o ritmo acelerado da jornada de trabalho, confisco dos bens dos culpados pela tragédia para indenizar as vítimas e garantia do emprego dos operários da construtora Real.

A diretoria do sindicato declarou que também se solidariza às famílias que moram na localidade. Foi exigido pelos manifestantes maior fiscalização de órgãos como o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea/PA) e a Secretaria de Urbanismo de Belém (Seurb), para que novas tragédias não voltem a ocorrer.

Após a concentração dos trabalhadores em frente ao sindicato, na travessa 9 de janeiro, o protesto seguiu para a trav. Quintino Bocaiúva, onde está localizada a sede do Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (SINDUSCON-PA), o chamado sindicato da patronal. Os manifestantes aguardam o presidente do SINDUSCON-PA para uma audiência.

Comentários
0 Comentários

0 comentários: