sexta-feira, 15 de abril de 2011

Haja óleo de peroba: Nota da REItoria da Ufopa aos estudantes


A Reitoria da UFOPA vem de público tranquilizar a todos os seus alunos de que nenhuma medida punitiva será aplicada a nenhum estudante matriculado na nossa Universidade!

Como todos sabem, os episódios que redundaram no impedimento da realização da Aula Magna da UFOPA na noite de 18 de março passado obrigam a Reitoria, por lei, a apurar devidamente todos os fatos. No entanto, essa apuração é feita com base na lei dos servidores públicos federais.

Ocorre que o estudante não é servidor público e, portanto, não poderá sofrer nenhuma penalidade prevista nessa legislação.

Os procedimentos administrativos abertos para esclarecer os fatos e que precisam ouvir alguns estudantes se devem ao que determina as regras internas das universidades. No entanto, qualquer procedimento que obrigue a ouvir estudantes tem, antes de tudo, um caráter pedagógico e educativo, sem nenhuma intenção repressora ou punitiva, pois o fim maior da nossa Universidade é exatamente o nosso aluno e a adoção dos procedimentos corretos e adequados a sua plena formação, como alunos, profissionais e cidadãos. Nosso alunado é nossa razão de existir, merece, portanto, toda a nossa consideração, o nosso respeito, o nosso carinho e a nossa proteção.

Em face disso, pedimos a cada aluno, a seus familiares e à sociedade em geral que fiquem tranquilos, não acreditem em notícias e boatos que tentam difundir o temor infundado no meio estudantil, pois a Reitoria da UFOPA é feita de educadores, de pessoas dedicadas ao ensino público, historicamente identificadas com a luta pela democracia em nosso país e que pensam, sonham e lutam por uma grande universidade, trabalhando com afinco por um ambiente acadêmico propício ao estudo, à convivência pacífica e à busca do conhecimento, onde o aluno é o nosso bem maior.

Tenham convicção e confiança de que esta Reitoria da UFOPA é a maior parceira do estudante na busca e na luta pela realização do seu sonho, pois é o aluno a razão maior do projeto de uma nova universidade, para a construção da cidadania por meio da produção de conhecimento, inovação tecnológica, soluções sociais inovadoras, com o devido incentivo às novas ideias, aos que efetivamente querem e se dispõem a pensar um novo tempo para todos nós e para a nossa região.

Todos podem discutir e se manifestar livremente, pois a democracia implica o respeito ao direito de todos e não apenas aos interesses de poucos. E não pode existir democracia sem respeito às regras democráticas.

Nesse sentido, a Reitoria repudia os alarmes falsos contra os estudantes e reafirma que está ao lado de cada um dos seus alunos num contínuo processo de aprendizagem e de busca pela realização dos sonhos de todos nós!

Santarém, Pará, 14 de abril de 2011
JOSÉ SEIXAS LOURENÇO
Comentários
0 Comentários

0 comentários: