quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ser indígena: Identidade multifacetada


Neste 19 de abril, Dia dos Indígenas, o livro da professora Márcia Saraiva, atualmente lotada na Universidade Federal do Oeste do Pará, torna-se uma referência para entender, a partir do povo Juruna, a problemática de uma identidade indígena no mundo contemporâneo .
 
Com o título “Identidade Multifacetada: a reconstrução do ‘ser indígena’ entre os Juruna do médio Xingu”, o trabalho da historiadora demonstra que mesmo depois de sucessivos contatos interétnicos e intenso processo de descaracterização, os Juruna deram início a um processo de externalização da identidade indígena como resultado de uma intensa resistência interna, e realiza isso por meio de documentos e da oralidade acerca de sua história, de ritos e manifestações artísticas diversas, o que é objeto deste trabalho. Isto ocorre em diferentes realidades sócioespaciais, desde aqueles que habitam a Terra Indígena Paquiçamba, aos que estão espalhados pelo Beiradão na Volta Grande do rio Xingu e aos que moram na cidade de Altamira.
 
Lembra-se ainda que o livro é o resultado da premiação da Dissertação de Mestrado da agora professora, que foi agraciada no concorrido prêmio do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA), da Universidade Federal do Pará no ano de 2007.
 
De lá para cá, o livro se tornou cada vez mais atual e uma leitura obrigatória, pois retrata o processo de reconstrução da identidade de um povo secularmente em processo de expropriação e resistência, e agora, atravessam um novo intenso processo de violência por parte do Estado, simbolizada, por exemplo, em recentes declarações da Funai (http://candidoneto.blogspot.com/2011/04/cimi-funai-mente-sobre-belo-monte-e.html ) em que o seu processo de reconstrução indentidária é tida como um delineador que determina uma suposta menor legitimidade.
 
E de forma mais concreta, a hidrelétrica de Belo Monte, que poderá inundar toda a periferia de Altamira e secar o leito do rio Xingu em quase toda a região da chamada Volta Grande, onde se encontram os Jurunas.
 
Adquira o livro entrando em contato com Márcia Saraiva: mars.ara@bol.com.br
Comentários
0 Comentários

0 comentários: