sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Lideranças Indígenas são coagidas pela FUNAI em Altamira – PA, diz CIMI

O Conselho Indigenista Missionário divulgou nota em que rechaça a tentativa de intimidação e coação por parte da Funai de Altamira contra lideranças indígenas que participaram de audiência com a Presidência da República no último dia 23 de julho, quando foi questionada a hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu.

Surpreendentemente, ao chegar as suas respectivas aldeias, o indígena José Carlos Arara, do Povo Arara da Volta Grande do Xingu e o indígena Ozimar Pereira Juruna, do Povo Juruna da Aldeia Paquiçamba, foram chamados ao escritório da AER – FUNAI Altamira para que dessem satisfações de suas presenças na referida audiência com o presidente Lula. Os indígenas ouviram do administrador da Funai que estes não representavam os indígenas da região. O indígena Ozimar Juruna respondeu que estava lá representando somente parte de seu povo, que é contra a barragem. Em uma atitude prepotente o administrador advertiu os indígenas, afirmando que estes não deveriam ter feito isso, pois não eram guerreiros e somente os povos guerreiros da região poderiam fazer isso. O fato gerou uma situação de constrangimento, medo e insegurança, uma vez que outros povos foram incitados a questionar as referidas lideranças”, diz nota do CIMI.

O CIMI diz ainda que estranha a atitude do órgão indigenista local, uma vez que o próprio presidente da Funai esteve presente nesta audiência com o Presidente Lula.

Lula teria dito que não iria enfiar a hidrelétrica “goela abaixo”, mas parece que se esqueceu de avisar isso à Funai, que parece adotar o discurso de dividir para dominar.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: