sexta-feira, 21 de agosto de 2009

PSOL tem disputa interna neste fim de semana


Criado a partir da expulsão de parlamentares do PT e por militantes que não compartilhavam do “ideário petista de governar”, o Partido do Socialismo e Liberdade (PSOL) terá neste fim de semana o seu 2° Congresso Nacional.

Com oito teses inscritas e o nome de Heloísa Helena para apresentar nas eleições presidenciais de 2010, a maior polêmica interna será a política de alianças. Há quem defenda desde de alianças com Marina Silva e PV até a reedição da Frente de Esquerda de 2006, com PCB e PSTU.

O PSOL espera, ainda, unificar um posicionamento sobre a reorganização do movimento sindical. Hoje, militantes do partido atuam em organizações sindicais distintas (Conlutas e Intersindical). O debate será como unificar esses instrumentos para criar uma nova central.

Quem vai: A mobilização começou em junho com 506 plenárias municipais que reuniram 11.600 filiados. Durante cada uma das plenárias, foram eleitos delegados para os congressos estaduais que renovaram as direções do PSOL nos estados. De todo o Brasil, 381 delegados vão participar do Congresso Nacional. As maiores delegações são: São Paulo com 79 delegados; Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro com 49 cada.

Convidados: Representantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Foram convidadas entidades combativas dos movimentos sociais como Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Movimento Terra e Liberdade (MTL), além de Conlutas e Intersindical.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: