terça-feira, 15 de setembro de 2009

Frases

“Conversando com as pessoas que compõem o próprio Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Incra, elas dizem abertamente que o governo abandonou completamente a Reforma Agrária, e que está vivendo de apagar incêndio. Não precisa nem ser uma análise de alguém crítico ao governo. No Brasil, onde há mais demanda de terras é no Sudeste e Nordeste, entretanto, a maior parte dos assentamentos está na Amazônia. Há um descolamento entre a área onde há demanda de terra e onde o governo distribui a terra. Não há uma política de Reforma Agrária, no máximo, há uma política de colonização, o que acaba sendo o contrário da Reforma Agrária. E o Lula recebeu uma votação significativa, inclusive, pela sua trajetória política em defesa da Reforma Agrária. O Lula, até se eleger, jamais fez qualquer elogio ao agronegócio, ele jamais poderá alegar que já tinha simpatia pelo agronegócio antes de ser presidente.” Disse o Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e colaborador de diversos movimentos sociais, Carlos Walter Porto-Gonçalves em entrevista à Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Confira mais em:

No Brasil, a acumulação do capital está diretamente ligada à terra
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

Anônimo disse...

Esse professor deveria primeiro conhecer o conceito de reforma agrária e fonteira agrícola para fazer um comentário proconceituoso desse tipo.

Estúpidos & Sensíveis disse...

Nem o Stédile tem interesse na Reforma Agrária.....do contrário....acabará o MST enquanto aparato-pêndulo do governo.

Anônimo disse...

assentamento na amazônia?
onde?
só nos arquivos do incra

Geógrafo disse...

fronteira agrícola não é local de reforma agrária e sim de REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA e outras formas de ordenamento fundiário. REFORMA AGRÁRIA se faz em locais de malha fundiária concentrada e não onde não há malha fundiária. São conceitos básicos.

Cândido Cunha disse...

Concordo com o "Geógrafo" comentarista acima, embora compreenda que Regularização Fundiária não é apenas alienação de terras ou formação de propriedades privadas. É ainda o zoneamento, a delimitação de unidades de conservação, o reconhecimento de territórios de populações tradicionais e a legitmação de posses. Reforma Agrária é mudança no status da propriedade e desconcentração fundiária, e não a destinação de terras públicas, por mais legítimas que sejam, o que não é o caso.

Anônimo disse...

Confissões do Latinfúndio
Pedro Casaldáliga


Por onde passei,
plantei
a cerca farpada,
plantei a queimada.
Por onde passei,
plantei
a morte matada.
Por onde passei,
matei
a tribo calada,
a roça suada,
a terra esperada...
Por onde passei,
tendo tudo em lei,
eu plantei o nada.