quinta-feira, 15 de maio de 2008

Cargill faz EIA-RIMA para continuar operando porto em Santarém

Instalada desde 2001 em Santarém e com duas condenações na justiça, o porto da multinacional Cargill é mais uma vez notícia na mídia. A empresa paulista “Consultoria Paulista de Impacto Ambienta” ou simplesmente CEPEIA vem realizando estudos de impacto ambiental, a pedido e financiada pela própria Cargill.

O estudo deverá ter como resultado os documentos “Estudos de Impacto Ambiental” (EIA) e o Relatório de Impacto Ambienta (RIMA), sendo uma das exigências do Tribunal Regional Federal, na última condenação sofrida pela empresa.

EIA-RIMA’s são documentos prévios à instalação de emprendimentos com impacto ambiemtal considerável e a determinação de elaboração dos mesmos após mais de seis anos de funcionamento do porto já é por si só, questionável.

Outra dúvida que surge é sobre qual abrangência dos estudos e seus documentos-resultados, se abrangerão apenas a área do porto ou toda a sua área de influência, incluindo a grilagem e a concentração de terras, o desmatamento de áreas florestadas, a expulsão de comunidades por sojicultores entre outros.

Por fim, mais um questionamento prévio fica. Sendo comprovado o impactos irreverséveis do porto este será desativado ou serão adotados as tais medidas “mitigadoras” e “compensatários”.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: