domingo, 18 de maio de 2008

Pará: Governo pede desculpas aos professores e acena com acordo

O Sintepp comemorou ontem o que considera, desde já, uma das grandes vitórias do movimento grevista. Recebidos em audiência no Centro Integrado de Governo (CIG) por representantes do Estado, ouviram um pedido de desculpas pela violência cometida contra os professores durante manifestação corrida no dia 9 de maio em frente ao Palácio dos Despachos, sede do Governo. Além de reconhecer o abuso no tratamento dado aos grevistas, o governo sinalizou a possibilidade de retirar a ação sobre a ilegalidade da greve, em tramitação na Justiça, e de não descontar os dias parados.

Enquanto a retirada da ação não se concretiza, a desembargadora Dahil Paraense, em despacho, manteve a decisão tomada pelo juiz José Torquato de Alencar, que declara a greve abusiva e determina o imediato retorno dos professores ao trabalho.

O encontro com os representantes do governo ocorreu ao final de uma caminhada que começou por voltas 10 horas da manhã, no Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN) e contou com a participação de caravanas vindas de municípios próximos, onde os professores estaduais também estão em greve. Os grevistas seguiram pela Governador José Malcher, interditando o trânsito ao longo do caminho. Na porta da Secretaria Municipal de Educação (Semec) houve uma parada onde foi realizado um ato em solidariedade aos professores municipais, que também reclamam das péssimas condições de trabalho e salários.

Durante a reunião, os representantes do governo apresentaram como condição para a retirada da ação e o não-desconto dos dias parados o retorno imediato ao trabalho. 'Nossa comissão reiterou a necessidade de que o governo retire primeiramente a ação na justiça e abra um canal de diálogo. Na ocasião, afirmamos que a nossa greve tem por objetivo fazer com que o governo avance nas suas propostas', explica a diretoria do Sintepp em nota enviada para a imprensa.

Na parte da tarde, uma equipe técnica do Dieese, Sintepp e Intersindical voltou ao CIG para analisar as folhas de pagamento. A idéia é tentar construir uma nova proposta de reajuste salarial, a partir dos números apresentados pelo Estado. Na segunda-feira, 19, às 9 horas, os professores farão uma assembléia geral no pátio da Escola Estadual Deodoro de Mendonça, para definir os próximos passos do movimento. Na terça-feira, 20, às 15 horas já está marcada uma audiência do Sintepp e dos sindicatos que compõem a intersindical com o governo do Estado. A expectativa é que se consiga chegar a um acordo durante a audiência.
(...)

Fonte: O Liberal
Comentários
0 Comentários

0 comentários: