sábado, 10 de maio de 2008

Ferroaviário: A 75 anos orgulho da classe operária!


Muitos contam a história de um Clube por seus títulos, outros por mérito de um indivíduo, porém, isso não basta para contarmos a história do Ferroviário Atlético Clube. A história do "Ferrão" também é permeada pela coletividade, engajamento e organização política dos ferroviários, características que dão um enfoque de classe a gloriosa história do "Tubarão da Barra".

Assim como a luta de classes,poderíamos dividir sua história em épocas, etapas, conjunturas, pois os ferroviários não eram meros expectadores de partidas de futebol, eles eram sujeitos políticos da história envolvidos no sindicato e na luta de classes, acirradíssima quando do período da fundação, ressalte-se que os ferroviários foram o foco da resistência contra o golpe militar de 64.

Muitos podem pensar que o fato do "Ferrão" ser o segundo time da maioria dos trabalhadores- da velha guarda, pois conhece as origens. Já a nova geração foi privada de conhecê-la pela campanha de marginalização e inoperância de sucessivas composições de diretorias do Clube- é por que "viraram a casaca", mas mantiveram simpatia pelo Ferrão. Acredito que isso se deva mais a uma intuição de classe, pois, geralmente passamos a torcer por um time estimulados por algo ou alguma coisa ainda quando cirança de forma inconsciente. Somente quando despertamos para o futebol tardiamente podemos definir onscientemente pra quem torcer. Deixemos essas questões para um momento posterior.

Fonte: Ultra-resistência Coral
Comentários
0 Comentários

0 comentários: