quarta-feira, 12 de maio de 2010

Consórcio de Belo Monte vai pedir licença ambiental provisória

O Consórcio Norte Energia, vencedor do leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), deve solicitar ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) uma licença ambiental provisória para a instalação do canteiro de obras da hidrelétrica.

A informação é do jornal O Estado de S. Paulo. Segundo uma fonte ligada ao consórcio, não identificada pela reportagem, o objetivo é antecipar o cronograma da obra. Se o Ibama conceder a licença provisória, a construção da usina poderia começar antes de setembro.

De acordo com o jornal, a pressa também tem componentes políticos. Nos bastidores, comenta-se que quanto mais cedo a obra começar, mais a candidata Dilma Rousseff poderá obter dividendos eleitorias com Belo Monte.

Licença Provisória
Não será a primeira vez que um consórcio pede uma licença provisória, antes da concessão da licença instalação. No caso da construção da hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira (RO), o Ibama emitiu
uma licença que permitiu ao consórcio responsável pela usina instalar o canteiro de obras e uma ensecadeira. A licença provisória, entretanto, não existia nos procedimentos oficiais de licenciamento.

Fonte: Amazonia.org.br
Comentários
0 Comentários

0 comentários: