segunda-feira, 20 de junho de 2011

Conflito agrário se acirra também no Tocantins

Não é só no Pará, estado no qual nas últimas quatro semanas nada menos do que cinco camponeses foram assassinados, que os conflitos agrários voltaram a crescer.  Do Tocantins chegam notícias que alertam que novos assassinatos podem ocorrem a qualquer momento.

A Comissão Pastoral da Terra na região do Araguaia-Tocantins denunciou por meio de nota assinada por cinco bispos das dioceses do estado do Tocantins o crescimento da violência na região de Palmeirante, especialmente com ameaças de morte contra trabalhadores e trabalhadoras do Assentamento Santo Antônio -Bom Sossego e do Acampamento Vitória, localizado ao lado.

O conflito que se instaurou no PA Santo Antônio –Bom Sossego remete ao ano 2003 quando, na criação do assentamento, 10 lotes do Programa Nacional de Reforma Agrária foram desviados da sua destinação em benefício de 3 fazendeiros, com a culposa anuência verbal de funcionários do INCRA. De lá para cá, as 10 famílias, regularmente cadastradas pelo INCRA, vem tentando reaver os lotes assim grilados e barrar a retirada de madeira da reserva legal do assentamento.

Na noite do 15 de junho, por volta das 22h, pouco tempo após ter abrigado um encontro das famílias com a CPT, o barraco de reunião comunitária foi destruído por incêndio criminoso de autoria ainda desconhecida. Os fatos foram constatados dia 15 pela Polícia Militar de Colinas, imediatamente acionada.

Um grupo de 8 pistoleiros armados, a serviço de grileiros e madeireiros instalados na região, tem espalhado o terror entre as famílias, dentro do assentamento e dentro do acampamento: incêndio de barracos, tiroteios noturnos, pessoas estranhas perambulando à noite com lanternas, ameaças de morte.

*Com informações do blog-irmão Azul Marinho com Pequi
Comentários
0 Comentários

0 comentários: