quarta-feira, 28 de março de 2012

Servidores do ICMBio e Ibama são vítimas de emboscada em unidade de conservação no Sudoeste do Pará


Servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram vítimas de uma emboscada numa área de acesso à Reserva Biológica das Nascentes da Serra do Cachimbo, localizada entre os  municípios de Novo Progresso e Altamira, sudoeste do Pará, na divisa com o estado do Mato Grosso.

Na manhã desta quarta-feira, 28 de março, os servidores que atuam na região há duas semanas em uma operação de combate ao desmatamento foram parados por uma barreira colocada no meio de uma estrada. Homens armados escondidos na mata saíram atirando e forçaram o recuo dos servidores. Houve troca de tiros com a polícia ambiental que acompanhava os fiscais ambientais.

Como três servidores haviam sido deixados de helicóptero em ponto posterior à barreira, houve temor de que algo tivesse acontecido a eles, mas os três já foram encontrados e passam bem.

Informações obtidas a partir do município de Itaituba, dão conta que não houve feridos e que a chefia da operação pediu reforço policial e da Força Nacional  de Segurança para dar prosseguimento a ação. Os responsáveis pela emboscada fugiram após o incidente.

A Rebio das Nascentes da Serra do Cachimbo  foi criada em 2005, com uma área de 342.477,60 hectares. A reserva biológica é uma unidade de conservação federal de proteção integral, onde a presença humana para moradia e atividades produtivas não é permitida. Está localizada numa área de transição entre o Cerrada e a Floresta Amazônica, de alto valor biológico, com inúmeras nascentes que alimentam as bacias do rio Xingu e Tapajós. Apesar disto, a área é constantemente ameaçada por queimadas e desmatamentos e extração de madeira ilegais.

Comentários
0 Comentários

0 comentários: