sexta-feira, 30 de março de 2012

Governado de Rondônia quer Exército para derrotar greves em canteiro de obras das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio


O governo de Rondônia quer que o Exército ocupe os canteiros de obras das usinas de Santo Antônio e Jirau para garantir que trabalhadores ponham fim a greve dos trabalhadores da construção. Homens da Polícia Militar e a Força Nacional já estão nos dois locais, mas para o governo só o Exército agora seria capaz de “restabelecer a ordem”, disse o secretário de segurança do Estado, Marcelo Nascimento Bessa. As empresas responsáveis pelas obras dizem que os grevistas são minoria, mas estão conseguindo impedir que a maioria volte às atividades. Jirau está parada há 20 dias e Santo Antônio desde a semana passada.

A decisão sobre o pedido de ajuda do Exército foi discutida pelo governo com representantes dos consórcios responsáveis pelas obras – Energia Sustentável do Brasil (de Jirau) e Santo Antonio Consórcio Construtor.

O governador de Rondônia, Confúncio Moura (PMDB), que está em viagem ao exterior, autorizou que sua equipe faça o pedido à Presidência da República por soldados. Bessa, segundo sua assessoria, falou por telefone no fim da tarde com o ministro-chefe da Casa Civil, Gilberto Carvalho. Segundo sua assessoria, Carvalho disse estar “convencido da necessidade do Exército nas obras”.

As informações são do jornal Valor Econômico 
Comentários
0 Comentários

0 comentários: