terça-feira, 20 de março de 2012

Direção do Sindicato dos Urbanitários do Pará quer apoio de raposa para cuidar de galinheiro


A notícia está no Diário do Pará  desta terça-feira, 20 de março. 


A direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado do Pará, também chamado de Sindicato dos Urbanitários, esteve com o senador Jader Barbalho, em Belém, para discutir a crise na Celpa. A empresa entrou com pedido de recuperação judicial no final do mês passado.

A direção do sindicato tem a posição de federalização da Celpa, ou seja, a Eletrobras deve assumir todo o prejuízo gerado pelo Grupo Rede.  No dia 06 de março, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) iniciou os tramites jurídicos para cassar a concessão dos controladores da Celpa sinalizando que a Agência deve intervir na empresa.

Enquanto isto...
Para Paulo Braga, da Oposição “Altenativa Urbanitária”, ligada à CSP-Conlutas, “... esta intervenção deverá manter o caráter privado da empresa e prepará-la para ser novamente vendida. O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, foi muito claro quando reafirmou em entrevista ao site Terra, no dia 08 de março, que a estatal não esta se envolvendo nos problemas da Celpa, sendo que em outras oportunidades ele havia declarado que a proposta de federalização da CELPA não esta colocada.”

A situação financeira da Rede Celpa tem gerado grande preocupação nos trabalhadores da empresa. Há atrasos de salários e ameaça de demissões e calote em empresas prestadores de serviços que possuem um grande número de tercerizados.

“Os trabalhadores da Celpa estão sendo punidos sem receber seus salários. O pedido de recuperação judicial do Grupo Rede significa o fracasso da gestão privada e, na prática, representa uma manobra dos chefes da Celpa para dar um calote nos trabalhadores e nas empresas prestadoras de serviço, que por sua vez deixam de pagar os trabalhadores terceirizados”, afirma panfleto da Oposição.

Para o grupo de oposição, a federalização pode ser uma armadilha para novamente privatizar a Celpa. O grupo defende a reesteatização da empresa de distribuição de energia e mobiliza por greve por tempo indeterminado dos(as) trabalhadores(as) da CELPA e terceirizados(as), pelo pagamento dos passivos e dos salários dos terceirizados e pela garantia de emprego!

Para esta semana, uma paralisação da categoria foi aprovada.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: