domingo, 20 de abril de 2008

Morte de criança indígena no Pará revela deficiência da saúde

Uma criança indígena da etnia Tiriyó no estado do Pará morreu no último sábado (12). Ao chegar ao hospital ela apresentava uma forte desidratação, pouco depois não resistiu e faleceu. Além da morte da da criança, quatro adultos e outras 50 crianças da comunidade estão doentes. Todos apresentam os mesmos sintomas - diarréia, vômito e febre.

Em nota, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), divulgou que começou a prestar auxílio aos doentes só depois da última terça-feira (15), data que foi avisada da gravidade da situação.O coordenador geral de saúde indígena da Funasa, Flávio Pereira Nunes, confirmou que uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos em saúde está no local e devem permanecer na comunidade pelas próximas três semanas. Os problemas da saúde indígena em todo o país estão sendo denunciados pelas comunidades indígenas nos últimos anos.

A falta de recursos e políticas específicas voltadas para os índios, faz das crianças as principais vítimas. Informações do relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil 2006/2007, divulgado recentemente pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), apontam que entre 2006 e 2007 foram 51 mortes de crianças. A maioria morreu com tuberculose e pneumonia. O relatório concluiu que a mortalidade infantil entre os indígenas é o dobro da média nacional.

Fonte: Radioagência Notícias do Planalto
Comentários
0 Comentários

0 comentários: