domingo, 27 de abril de 2008

Redução do desmatamento é propaganda enganosa

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou que o desmatamento na Amazônia diminui em 80% no mês de março, em comparação com o mês de fevereiro. O anúncio foi feito nesta terça-feira (22) e, de acordo com as informações, houve queda no número de novas áreas desmatadas em quase todos os estados da Amazônia Legal, exceto o Maranhão. No Acre, Amapá, Amazonas e Rondônia, o Inpe não encontrou registros de desmate em março.

De acordo com o pesquisador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Adalberto Veríssimo, a análise dos dados de março de 2008 e março de 2007 mostram que o desmatamento cresceu.

“Essa é a comparação mais importante de ser feita, porque o desmatamento é um fenômeno influenciado pelo período de chuvas. Os dados do Inpe mostram que, embora tenha tido uma ligeira redução em março, comparado com fevereiro, se você analisar bem, boa parte disso está explicado por nuvem. E a nuvem impede que o satélite consiga captar o que tem embaixo. Então, não é que o problema desapareceu, mas é que você não está conseguindo ver o problema”.

De janeiro até abril, a Amazônia passa por um período de muita chuva e nuvens, o que, além de provocar uma oscilação grande nos números do desmatamento, também inibe a ação dos desmatadores.

Segundo Veríssimo, a única certeza que se pode ter agora é que o desmatamento é crescente, restando saber qual é a sua intensidade. Os números vão ficar mais consistentes a partir de maio, mês que termina o período das chuvas.

O Imazon, que possui um sistema próprio de monitoramento do desmatamento, divulgará os dados do mês de março na próxima semana.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vinicius Mansur.

Fonte: RadioAgência Notícias do Planalto
Comentários
0 Comentários

0 comentários: