quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mato Grosso: MST bloqueia rodovias

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra vem promovendo durante toda esta semana bloqueio de rodovias no estado do Mato do Grosso.

A BR- 070, no trecho entre Cáceres e Cuiabá foi bloqueada hoje, pela segunda vez esta semana por mais de 400 trabalhadores. Mais de 500 pessoas estão, desde as 5h da manhã, bloqueando a BR-163 sobre a ponte do rio Lira, nas proximidades de Sorriso (410 km de Cuiabá). Hoje é o quarto dia que há manifesto interrompendo a pista. Na segunda-feira houve barreira por mais de 10 horas; na terça foi somente à tarde e, ontem, de manhã e à tarde.

O movimento é um protesto contra o governo, pela demora no assentamento de famílias de trabalhadores, de vários acampamentos da região e cobra agilidade na realização de vistoria para assentamento nas fazendas São Paulo, em Mirassol D´Oeste, Rancho Verde, em Cáceres e Nossa Senhora Aparecida, em Rio Branco.


Os trabalhadores também estão indignados com a direção do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) que havia acertado uma audiência para as 14h de terça-feira, e segundo ele, no último momento cancelou. “Foi mais uma demonstração do descompromisso com a reforma agrária. Eles marcaram uma reunião para discutir o assunto e, na hora, ninguém compareceu” afirmou Nilo Almeida, um dos coordenadores do MST. Ele ainda acusou o superintendente William César de Almeida de “abandonar” a direção do instituto para fazer política.

“Ao invés de estar resolvendo os problemas do INCRA, o superintendente senhor Willian César Sampaio , simplesmente, abandonou o órgão em Cuiabá para fazer campanha política para esposa dele que é candidata a reitora da Unemat em Cáceres. Um verdadeiro desrespeito com as famílias que estão há anos em baixo de lona em várias regiões do Estado” afirmou.

*Com informações de jornais do Mato Grosso.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: