sábado, 27 de abril de 2013

Índios mantém ocupação em prédio da Norte Energia, em Altamira

Etnias exigem cumprimento de acordo firmado com a empresa. Manifestantes ainda ameaçam ocupar canteiro de obras de Belo Monte.

Lideranças indígenas de cinco etnias continuam a ocupação em um dos prédios da empresa Norte Energia em Altamira, sudoeste do Pará. Os índios reclamam de atraso nas obras e pedem melhoria nas aldeias. O grupo afirma que, se não houver acordo, eles vão ocupar novamente um dos canteiros de obras do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM).

Segundo os manifestantes, pistas de pouso nas localidades mais distantes ainda não foram abertas e a construção de casas estaria atrasada. “O pessoal tava trabalhando dentro das aldeias e mandaram eles pararem. Por isso que a gente tá hoje aqui. Como é que a gente vai fazer as casas se eles não querem dar madeira?”, reclama o Cacique Jair Xipaia.

Os índios cobram o cumprimento do acordo firmado com a Norte em outubro de 2012, quando lideranças indígenas, pescadores e agricultores ocuparam o sítio Pimental, um dos canteiros de obra da usina. O protesto durou 11 dias. Houve uma decisão da Justiça Federal que determinou uma negociação entre a empresa responsável pela hidrelétrica e os manifestantes.

Na época, o CCBM se comprometeu a atender as reivindicações, mas os índios dizem que após 6 meses, não houve cumprimento no acordo e, por isso, eles exigem uma garantia de que serão atendidos.

Os manifestantes se reuniram com representantes da Norte Energia, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Ministério Público Federal (MPF) para possíveis negociações.
Em nota, a Norte Energia informou que a compra de material e a contratação da empresa responsável pelas obras nas aldeias já estão em andamento.

Fonte: Do G1 PA
Comentários
0 Comentários

0 comentários: