quinta-feira, 25 de abril de 2013

Governo não comparece a reunião marcada com os mundurukus

Indígenas Munduruku queimam proposta do governo federal de consulta prévia sobre construção das hidrelétricas .
Fotografia: Ruy Sposati (Agência Raízes)
A reunião prevista para esta quinta-feira (25 de abril) entre representantes da Secretaria Geral da Presidência da República e o povo munduruku se transformou num impasse antes mesmo de começar. Prometido pelo governo federal como um espaço onde seria apresentada a proposta de consulta a ser feita aos indígenas sobre a construção da hidrelétrica de São Luiz Tapajós, o evento sequer ocorreu por intransigência dos representantes dos governo.

A comitiva oficial havia sido convidada por mais de 100 caciques das diversas aldeias da região do rio Tapajós a comparecer na aldeia Sai Cinza. Os representantes do governo federal estavam acompanhados de dezenas de homens da  Força Nacional e da Polícia Federal fortemente armados e deslocados para a região de avião. O grupo queria que audiência ocorresse na sede do município de Jacareacanga e se recusou a deslocar até a aldeia Sai Cinza, localizada a pouco menos de uma hora.

Segundo informações a comitiva governamental não compareceu ao local do encontro para dialogar com os caciques. Os mundurukus declararam que mais uma vez se sentiam desrespeitados e se mostraram indignados com a situação. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários: