quarta-feira, 1 de julho de 2015

Barrado no Incra, advogado 'fura bloqueio' e derruba servidores no DF

Ele diz que foi protocolar documento de cliente; mulher diz ter sido agredida.Funcionários do Incra e do MDA fizeram paralisação contra 'abandono'.

Por Isabella Calzolari*

Impedido de entrar no prédio do Incra durante um ato de servidores do órgão e do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), um advogado furou o bloqueio de funcionários e derrubou manifestantes que estavam sentados na entrada do prédio. O grupo fez uma paralisação nesta quarta-feira (1°), em Brasília, em protesto pelo "abandono" dos órgãos.

O Incra informou ao G1 que somente o MDA vai se pronunciar sobre o assunto. O ministério afirmou que vai se posicionar durante a tarde desta quarta, após avaliar a situação. O advogado preferiu não se identificar, mas disse que estava a serviço de um cliente e que foi ao edifício protocolar um documento.





"O direito de greve não pode se sobrepor ao direito dos administrados. Eu estava em função de um cliente que estava com um prazo acabando e se tivessem me deixado entrar eu iria protocolar o documento e iria embora", declarou.

"A gente que é advogado, a gente vive nesse sentido. Como eu explicaria para o meu cliente? Eles iriam me dar uma certidão dizendo que não me deixaram entrar? Meu cliente iria pagar uma multa porque não conseguiu o protocolo e eu teria que mostrar um vídeo para provar o que aconteceu?"

Desde as 7h30, os servidores bloquearam a entrada do prédio do Incra com cadeiras de plástico e impediram a entrada de trabalhadores. A servidora Maria Francisca Oliveira, de 66 anos, afirmou ter sido agredida pelo advogado. "Quando ele empurrou a gente, minha cadeira caiu e eu bati a cabeça." Ela foi atendida pelo Corpo de Bombeiros.

A advogada Mariana Geminiani disse que iria registrar ocorrência contra o advogado e tentaria identificá-lo para fazer uma denúncia na OAB. No vídeo é possível ver que o advogado se apresenta e diz que precisar entrar no edifício. Os manifestantes negam a entrada e ele passa sobre os servidores, que caem no chão.


Veja o vídeo da agressão AQUI.

Segundo o diretor da Associação Nacional de Servidores do MDA (Assemda) Arthur Costa, o ato desta quarta é para denunciar o abandono dos órgãos e do público beneficiado. "Desde o início do ano o Incra e o MDA estão parados, não fazem reforma agrária, o meio rural e os agricultores familiares estão abandonados", disse.

"Está uma crise de gestão. Nesse mês de julho vamos nos unir para pedir também melhoria da estrutura dos órgãos, melhorias das condições de trabalho, valorização dos trabalhadores."

O diretor da Assemda Almir César afirmou que um grupo de trabalhadores se reuniu com representantes do MDA durante a manhã e que agendou uma reunião com a pasta para o próximo dia 8. Segundo ele, os servidores também se reunirão com o Incra, no dia 10.

Fonte: G1-DF
Comentários
0 Comentários

0 comentários: