sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Um (outro) 11 de setembro


Esse curta-metragem é um dos 11 que compõem o filme 11'09"01 (lançado no Brasil com o título de "11 de setembro"). Cada um dos curtas foi realizado por um(a) diretor(a) de 11 países diferentes e mostra diferentes visões dos acontecimentos de 11/09/2001 nos EUA.

Os diretores são Samira Makhmalbaf (Irã), Claude Lelouch (França), Youssef Chahine (Egito), Danis Tanovic (Bosnia-Herzegovina), Idrissa Ouedraogo (Burkina Faso), Ken Loach (Reino Unido), Alejandro González Iñárritu (México), Amos Gitaï (Israel), Mira Nair (India), Sean Penn (Estados Unidos) e Shohei Imamura (Japão). Uma curiosidade é que cada um dos curtas-metragens possui 11 minutos e nove segundos e 1 frame de duração (11"09'01).



Com a direção de Ken Loach, essa parte do filme faz um paralelo do 11 de setembro americano com o chileno de 1973, quando um golpe de estado depõe e assassina o presidente Salvador Allende e, com o patrocínio do governo norte-americano é instaurado um governo ditatorial, sob a chefia de Augusto Pinochet, uma das mais longas e violentas da América Latina.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: