segunda-feira, 28 de julho de 2008

Flona Saracá-Taquera é privatizada! População tradicional pode ser expropriada!

Click na figura acima para vê-la ampliada.

Não sei se já houve alguma mudança, mas ao julgar pela 1ª versão de Plano de Manejo da Flona Saracá-Taquera, em Oriximiná, as populações tradicionais (incluindo os Quilombolas) que estão no interior desta Unidade de Conservação, terão apenas 2,49% do território zoneados como seu, o que equivale a 10.690,75 hectares. Pelo mapa, dezenas de famílias que estão no entorno e dentro da Flona, mas que não estão na região de Porto Trombetas, não são consideradas população, já que ficaram de fora da “Zona Populacional”.

Enquanto isso, 142.095,47 hectares foram considerados “Zona de Mineração” o que equivale 33,08% de toda a Flona. Mais um detalhe: 52.593,71 hectares serão para lavra, ou seja, a retirada de bauxita de subsolo. A Mineração Rio do Norte (subsidiária da Vale), instalada na área há mais de 20 anos deve está adorando.

Outros felizardos deverão ser os madeireiros e o Sistema Florestal Brasileiro. Nada menos que 154.742,98 hectares (ou 36,02% da Flona) deverão ser licitados por até 40 anos para exploração florestal (leia-se retirada de madeiras com nomes pomposos como “Plano de Manejo Florestal Sustentável").

Resumidamene, a Flona será assim:
- O subsolo será da MRN
- A terra será do Instituto Chico Mendes, responsável pela Unidade de Conservação;
- A floresta dos madeireiros;
- A beira do rio dos ribeirinhos e quilombolas. E passar bem!
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

creio q já chegou a hora do eco-terror ! ! ! !