segunda-feira, 14 de julho de 2008

Peru: Conflitos na fronteira com o Brasil

Mais de 5 mil manifestantes tocaram fogo no final da tarde de quinta-feira na sede do governo regional peruano de Madre de Dios, na fronteira com o Acre, em protestos contra decretos legislativos do presidente Alan Garcia que alteram a propriedade das terras de comunidades rurais e nativas.

Faltou água e os bombeiros não conseguiram controlar o fogo, que chegou aatingir também um centro educativo ao lado da sede do governo regional.

No dia 19 de junho, a Aliança das Federações de Madre de Dios havia convocado uma paralisação regional de 72 horas, para os dias 7, 8 e 9 de julho, em repúdio às políticas de governo consideradas uma violação aos direitos fundamentais do povo amazônico peruano.

Segundo a Aliança das Federações de Madre de Dios, o governo do presidente Alan García, amparando-se no Congresso, vem ditando um conjunto de normas com o objetivo de expulsar de suas terras a população de comunidades nativas e setores produtivos da amazônia (agricultores, castanheiros,mineiros) em favor de grupos de poder econômico.

Fonte: Correio eletrônico
Comentários
0 Comentários

0 comentários: