terça-feira, 14 de julho de 2009

Arnaldo, direto do front!

O leitor e companheiro Arnaldo Santa Cruz está no Peru de férias e manda um relato e alguns vídeos sobre o EL PARO, uma greve geral que reflete o crescente processo de mobilização social naquele país:

"Por aqui tivemos o "EL PARO". Todas as centrais sindicais, movimentos campesinos/indígenas, taxistas, e tudo mais. Foi em todo país.


Cheguei em Lima neste dia, quarta passada 8. Tentei ir na Praça das Armas para acompanhar a mobilização, mas meu irmão fez de tudo pra não irmos. Mesmo com o empecilho caseiro, consegui ir. Porém, estava se encerrando, não peguei nenhum movimentação, pois quando cheguei numa praça principal havia um cabra discursando para um bocado de gente sobre LENIN, gravei alguns minutos, foi irado, fiquei ate emocionado...

A Praça das Armas é tipo um título que dão às cidades mais importantes do pais. Somente 5 cidade no Peru tem Praças das Armas, que só ocorrem nas cidades mais importantes. Por aqui é igualzinho, todas as cidades tem praça e igreja. Geralmente se encontra na Praça das Armas o local q fica o presidente ou o governador. Quando estávamos chegando, o presidente estava fugindo pelos fundos. A policia nacional interditou a rua pra ele poder passar. Chegando a Praca das Armas vi que todas as ruas que dão acessos a ela estavam com grades, cercadas e cheias de policiais e milicos. Os caras estavam em pé de guerra, armados até os dentes. Tinha aqueles canhões de água, cachorros e todos os policiais estavam com suas AK-47, bem bonitonas por sinal, tinha umas bem antigas e umas novinhas em folha.


Antes de irmos embora, fomos almoçar, mui bueno por sinal... Quando estávamos comendo, passou a entrevistas dos líderes do “EL PARO”. Foi irado !!!!!! Os cabras falaram que o presidente está contra o povo e a favor das empresas e do governo dos EUA, que temos que nos unir para fazermos um governo do PUEBLO !... Depois todos os líderes ‘elparistas’ rechaçaram a postura governamental de jogar a polícia e o exército para cima dos manifestantes. Ao que tudo indica o Chefe da Segurança Nacional botou todo o aparato opressor em cima da galera."

Vídeo de EL PARO:
http://www.youtube.com/watch?v=xJKZ03yZAB4

Vídeos de Arnaldo:
http://www.youtube.com/watch?v=QVisMD9Eqpw

http://www.youtube.com/watch?v=MWq94ed_koI
Comentários
0 Comentários

0 comentários: