segunda-feira, 23 de maio de 2011

Quem partidariza a Ufopa?


Partido - sm 1 Associação, devidamente registrada, de pessoas que têm as mesmas ideias e seguem o mesmo sistema ou doutrina política. 2 União de muitas pessoas contra outras que têm interesses opostos. (Michaelis, 2001. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa).

Agora quem partidariza a Ufopa?

Todas as organizações, partidárias ou não, que atuam politicamente na Ufopa.

Algumas se assumem publicamente. Oportuna e desonestamente, algumas se escondem.

Mas independentemente disto, seria importante vê como cada organização atua e o que cada uma propõe para e com a Universidade. Esta é a questão central.

Então que partidos estão comandando a Ufopa desde a sua criação? Quem defende o Reuni, o CFI (basicão no hotel), Índice de Rendimento Acadêmico, cursos transgênicos e sem Projeto Político Pedagógico entre outras tantas barbaridades?

Agora, duas notícias para ajudar nas reflexões:

Os integrantes do PSDB santareno

O advogado Tito Viana é o novo vice-presidente do PSDB santareno. À frente do partido continua o deputado estadual reeleito Alexandre Von.

Abaixo todos os integrantes do novo diretório municipal do PSDB, cuja convenção foi realizada no sábado (dia 30) no plenário da Câmara dos Vereadores.


Presidente: Alexandre Von
Vice-presidente: Tito Viana
Secretário: Alcimar Gama
Tesoureira: Raquel Santana
Vogal: Aldo Queiroz
Vogal: Marco Aurélio
Suplente: Otávio Macedo
Suplente: Francisco de Sousa
Suplente: Osvaldo de Andrade
Suplente: Almerindo Ribeiro

Fonte: Por Jeso Carneiro em 3/5/2011

Seminário Amazônia: lideranças da região constroem propostas

Dirigentes nacionais do PT, dirigentes e lideranças estaduais do partido na Amazônia, dirigentes e lideranças da CUT, deputados estaduais e federais, prefeitos, senador e governadores do PT, e lideranças petistas dos movimentos sociais da região amazônica participaram do seminário "Amazônia: caminhos para o desenvolvimento econômico, social e sustentável com a inclusão de seu povo", realizado em Belém de 15 a 17 de abril, numa promoção conjunta da Fundação Perseu Abramo, do Partido dos Trabalhadores, da CUT e do do CNS.

Especialistas, representantes do movimento sindical e do poder público se revezaram nas mesas de debates que trataram de questões como ordenamento territorial e gestão ambiental; produção sustentável com inovação e competitividade; implantação de infraestrutura para o desenvolvimento sustentável; e inclusão social e cidadania. Entre os gestores convidados, participaram os ministros Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência da República e Alexandre Padilha, das Relações Institucionais; a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa; o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Machado; o superintendente da Sudam, Djalma Mello; o assessor da presidência da Agência Nacional de Águas (ANA), Hamilton Pereira, entre outros.

Os debates foram condensados na Carta da Amazônia (leia a íntegra clicando aqui) e também em um documento que vai sintetizar todas as propostas apresentadas durante o seminário.

Para Raimunda Monteiro, vice-reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará e integrante do Conselho Curador da FPA, "o fato de o debate ter ocorrido durante três dias concentrados em Belém, tendo a participação de dirigentes, pensadores dos países vizinhos, dos países do Norte do continente e dirigentes petistas da Amazônia, permitiu uma formulação de alto nível na avaliação do que é a Amazônia hoje e das perspectivas de desenvolvimento dessa região e de inserção no contexto nacional e do mundo". O que diferenciou esse seminário de outros já realizados, segundo Raimunda, foi a participação de mais dirigentes seja do estado, do município e dos movimentos sociais investidos em cargos públicos representando esse projeto político nos espaços institucionais.


Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Laurimarcio Figueira disse...

A todos,
Deixo claro que este comentário é meu, que pode ou não ser corroborado com os demais da Frente em Defesa da Amazônia.
Assim entendo que:
1. A FDA é apartidária, no sentido de partido político "devidamente registrado".
2. Fica estranho o símbolo da FDA estar entre esses partidos, pois remete (aos desintendidos) que somos como tais;
3. Não querendo dizer ques são partidos, mas era conveniente que fosse a UES ou o DCE, pois estes são lideranças de resistência na UFOPA.

Laurimarcio Figueira
(Militante da FDA)

romuIo disse...

O que afinal é um Vogal?

Lyh disse...

Também gostaria de saber o que é uma vogal.

Cândido Cunha disse...

Ainda segundo o dicionário Michaelis, 2001 (Moderno Dicionário da Língua Portuguesa). Vogal, além do significado amplamente conhecido, “vogal” é 1 Pessoa que tem voto numa assembleia. 2 Membro de uma assembleia, câmara, conselho ou tribunal deliberativo ou judicante, com direito de voto.
Quanto ao caráter partidário ou apartidário da FDA, é importante compreender que a expressão “devidamente registrada”, que é um conceito trazido pelo dicionário, não é critério para uma organização ser ou não ser um partido. Por exemplo: durante os regimes de exceção como a ditadura militar, os partidos políticos foram extintos formalmente, mas muitos continuaram existindo.
Não vejo problema em o símbolo da FDA estar entre esses partidos, pois pior seria se estivesse do outro lado do X ou ao lado de outros partidos, que querendo ou não, são os que comandam a política.
Assim, as posições “apartidárias” são posições políticas e quando são de um grupo que programaticamente assumem esta posição, acabam sendo uma posição de um partido (de uma parte), seja ela formal ou não.